Meta do Ministério da Saúde é vacinar, em Roraima, 206.297 pessoas Foto: Divulgação/Sesau

O Ministério da Saúde antecipou para esta segunda-feira (23) o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com o governo de Roraima, todos os 15 municípios do Estado já receberam a quantidade certa de doses que serão utilizadas nesta primeira fase.

Além desta, serão realizadas mais duas etapas para públicos diferentes, alcançando, conforme o Ministério da Saúde, cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. Foram adquiridos 75 milhões de doses da vacina, e o dia “D” de mobilização nacional para a vacinação será 9 de maio.

“Para o Estado, foram encaminhadas, nesta primeira etapa, 25,6 mil doses da vacina contra a influenza. Essas vacinas já foram distribuídas para os municípios. Todas as salas de vacinas já estão abastecidas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, em Roraima, 206.297 pessoas”, informou a técnica do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), Larissa Ignachitti.

O objetivo do Estado para este ano é superar o percentual de 97% de cobertura vacinal alcançada em 2019. Segundo Larissa, a meta mínima preconizada pelo MS é 90%, o que mostra que o cidadão roraimense tem feito a lição de casa corretamente.

“Essa campanha foi antecipada pensando principalmente nos grupos mais vulneráveis para a própria influenza, a gripe, e outros tipos de vírus respiratórios comuns que circulam no Brasil, nessa época do ano”, complementou.

Fazem parte do grupo prioritário da primeira fase os idosos a partir de 60 anos e os profissionais de saúde. Na segunda fase, prevista para iniciar somente a partir de 16 de abril, serão imunizados professores da rede pública e privada de ensino, profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira e última fase da campanha será em 9 de maio, atendendo crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas, profissionais do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas privadas de liberdade.

Além das ações nas unidades, o NEPNI vai promover vacinação em órgãos públicos, visando atender os servidores que compõem a administração direta e indireta do Estado.

“O núcleo acompanha todas as doses aplicadas, faz a distribuição de imunobiológico e dos insumos e está sempre em contato com o Ministério da Saúde, para justamente garantir que haja a vacina em estoque até o fim da campanha”, concluiu Larissa.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here