Corpo da vítima foi levado para o IML e seria liberado neste sábado para velório e sepultamento Foto: Reprodução/Redes sociais

A costureira Francisca Rosa de Oliveira, de 58 anos, morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR) na noite dessa sexta-feira (20), para onde foi levada após ser baleada durante uma suposta tentativa de assalto ocorrida no bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa Vista. Um dos filhos da vítima descarta a hipótese de latrocínio. Ele afirma que a mãe sofria ameaças e já havia sido extorquida por um dos suspeitos presos.

Atingida numa artéria localizada embaixo da clavícula, do lado esquerdo do peito, Francisca foi socorrida por homens do Corpo de Bombeiros e conduzida ao pronto-socorro do HGR, mas não resistiu ao ferimento e morreu minutos depois.

Quando os policiais chegaram ao local, a costureira já havia sido socorrida. Eles encontraram um estojo de calibre de munição possivelmente estrangeiro, como relataram. Segundo testemunhas, ela morava sozinha e tomava conta do imóvel e dos negócios de uma vizinha, que estaria em Georgetown, na Guiana.

Francisca conversava com a vizinha por telefone no momento em que foi abordada pelos criminosos. As duas sempre mantinham contato. Eles bateram no portão e, assim que ela saiu, anunciaram o assalto. A mulher diz ter conseguido ouvir os gritos de pedido de socorro da amiga.

Segundo a polícia, ela se recusou a entregar os bens. Após lutar com um dos assaltantes, ele atirou. Os policiais destacaram que não houve testemunha ocular. Eles acessaram as câmeras de segurança da casa da vizinha de Francisca, mas não conseguiram o registro das imagens.

No imóvel, estavam o sobrinho da vizinha da costureira e outros rapazes. Os militares foram ao pronto-socorro para saber sobre o estado de saúde da vítima e tentar a senha do sistema de vigilância, quando encontraram duas testemunhas que, voluntariamente, se apresentaram para dar informações sobre o assassinato.

Um dentista, de 32 anos, informou aos policiais que foi à casa de Francisca para receber um dinheiro. Chegando ao local, ela pediu para que ele fosse abastecer um dos veículos de sua vizinha, mas o homem preferiu ir no próprio carro comprar combustível. Ao sair, disse aos policiais ter presenciado ela conversando ao telefone com a mulher que está na Guiana e a aconselhou a entrar em casa por questões de segurança.

Enquanto estava no posto, conforme relatou aos policiais, o dentista recebeu uma ligação informando que a costureira havia sido assaltada. Quando retornou ao imóvel, encontrou Francisca ferida e sentada, encostada no portão da casa.

Extorsão

Também no pronto-socorro, um dos filhos da vítima afirmou aos policiais que “a situação é bem mais complexa” do que parece, pois Francisca já havia recebido ameaças de morte e um dos suspeitos extorquiu dela R$ 30 mil. Ainda de acordo com ele, a mãe costumava guardar altas somas em dinheiro pertencentes à vizinha que está na Guiana.

Dois jovens, de 21 e 24 anos, foram detidos pelos militares e conduzidos à Central de Flagrantes no 5º Distrito Policial. Um deles é sobrinho da vizinha da vítima. Uma ligação anônima feita à polícia confirmou que um dos detidos é responsável pelo crime, se não direta, indiretamente como mandante.

Enquanto os policiais registravam a ocorrência na delegacia, um terceiro suspeito, identificado apenas pelo primeiro nome, ligou para o celular da vítima, mas não houve informações sobre o registro da chamada, que foi atendida pelo filho da costureira.

A arma usada no crime não foi encontrada. O HD das câmeras de segurança foi levado para a Central de Flagrantes e deve ajudar a Delegacia Geral de Homicídios (DGH) a esclarecer o assassinato.

O corpo de Francisca Oliveira foi levado para o IML e deveria ser liberado neste sábado (21) para velório e sepultamento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here