Há ainda proibição da permanência de pessoas em locais públicos, tais como praças, ruas e calçadas Foto: Divulgação/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista decretou neste domingo (22) situação de emergência na saúde municipal e definiu novas medidas de enfrentamento e prevenção à covid-19, doença causada pelo coronavírus. Uma delas é a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados exclusivamente ao enfrentamento de emergência. Veja aqui o decreto.

As determinações foram publicadas após Boa Vista ter dois casos confirmados de covid-19 nesse sábado (21). Todas as atividades do comércio em geral estão proibidas, ficando permitidos apenas os serviços de entrega (delivery), sem nenhum contato presencial do cliente, desde que adotem medidas preventivas para proteção e segurança contra transmissão aos funcionários.

O decreto determina ainda o fechamento dos mercados e centros comerciais municipais, como o São Francisco e Caxambu. Os shoppings devem permanecer fechados, sendo proibido, inclusive, o uso dos estacionamentos.

Cinemas, clubes de recreação, buffet, academias de ginástica, sorveterias, boates, teatros, casas de shows, centros culturais, circos, salões de beleza, barbearias e clínicas de estética também terão de suspender as atividades.

Sem aglomerações

Para que se evite aglomeração, eventos religiosos em templos ou locais públicos, de qualquer credo ou religião, inclusive reuniões de sociedades ou associações sem fins lucrativos, terão de ser evitadas. Há ainda a proibição da permanência de pessoas em locais públicos, tais como praças, ruas e calçadas.

A fiscalização do cumprimento das medidas será feita pelas secretarias municipais de Finanças, Saúde, Meio Ambiente, Segurança Urbana e Trânsito e pelos demais órgãos municipais, dependendo da competência de cada um.

O descumprimento das medidas do decreto será caracterizado como infração à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis e, no que couber, cassação de licença de funcionamento.

Os supermercados, atacados, farmácias e demais fornecedores de produtos, devem limitar o acesso aos produtos por cliente, a fim de que se evite a escassez de produtos no município.

1 comentário

  1. acompanhando essa epidemia do Convi19, o desespero das grandes potencias mundiais como Alemanha, Itália, China e Estados Unidos. Preocupa a tranquilidade dos nossos representantes! A ordem e ficar em casa e os prefeitos não adotam medidas de segurança cabíveis, pois ainda não foi tomado nenhuma medida nos hospitais, para que procure atender Em nosso municipio Sao Luiz ja ha especulação de vitimas!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here