O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu nesse sábado (28) que o vírus está “altamente” controlado no país e expressou que entre 90% e 95% da população completou a quarentena, exceto os trabalhadores dos setores prioritários.

Nas últimas 24 horas, seis novos casos de Covid-19 foram detectados na Venezuela, que com isso tem agora 119 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Em parte de seu discurso, ele novamente acusou o governo colombiano de ter um ataque preparado para simpatizantes chavistas.

Maduro disse que dos casos confirmados de coronavírus, cinco pacientes estão em terapia intensiva: “Um dos pacientes tem 10 dias de idade, todos os tratamentos estão sendo aplicados”.

Dos cinco pacientes, quatro estão em clínicas particulares, coordenados com o Ministério da Saúde e um está em um CDI, depois agradeceu aos médicos de hospitais públicos e privados pelo trabalho que estão fazendo com pacientes com a doença.

“A quarentena social está em andamento há duas semanas, com a ajuda da família venezuelana, com a ajuda de pessoas conscientes”, disse o presidente nacional em contato telefônico com o programa La Hojilla, transmitido pela Venezolana de Televisão, neste sábado.

Ele se referiu aos números globais que a Organização Mundial da Saúde (OMS) registra hoje sobre o coronavírus e as seis novas infecções por Covid-19 confirmadas neste sábado na Venezuela.

“Atualmente, existem 660 mil 173 casos confirmados no mundo, 30 mil 642 óbitos e 141 mil 464 recuperados”, explicou o chefe de Estado, que enfatizou que, embora esteja sendo feito um grande esforço para deter a pandemia, deve ser reforçado todas as medidas de segurança em proteção do povo venezuelano e nisso ele chamou novamente a consciência do povo.

Da mesma forma, ele explicou que através do sistema local 15.633.499 pessoas preencheram a pesquisa sobre o vírus, onde perguntam se a pessoa apresentou algum sintoma. Ele destacou que eles visitaram 40.999 pessoas de 52.078 que preencheram a pesquisa com algum sinal da doença, das quais 3.029 casos urgentes surgiram para realizar a triagem.

“O vírus se espalha rapidamente, é letal e ataca todas as idades. Atinge pessoas mais idosas ou que podem ter complicações de saúde. As pessoas estão recebendo todos os tratamentos. Quero agradecer a todos. pessoal médico “, disse ele.

“Estamos trabalhando em perfeita coordenação. Quero agradecer à Associação de Clínicas Privadas”, destacou a equipe do setor público, doenças infecciosas, enfermeiros, médicos, entre outros.

“Continuamos fazendo um grande esforço, avançando na metodologia correta para conter essa pandemia, mas ninguém pode reivindicar a vitória, precisamos reforçar as medidas de prevenção, a quarentena social”, insistiu Maduro.

Além disso, ele pediu à população que respeitasse a quarentena e alertou que “há muita irresponsabilidade nas pessoas que vieram em uma viagem” e deixaram a cidade. “O vírus é letal. Fura rápido, voa e ataca todas as idades.”

Por outro lado, o presidente anunciou que os respiradores e equipamentos de proteção física chegaram e que, nas próximas horas, mais um milhão de testes chegarão. Da mesma forma, nos próximos dias um avião da Rússia chegará com todo o equipamento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here