Em uma entrevista coletiva marcada por dados sobre tratamentos para enfrentar o coronavírus, equipamentos e algumas discussões com repórteres, o presidente Donald Trump parece ter aceitado que a ideia de “abrir os EUA ” até a Páscoa não é plausível.

Falando no Rose Garden, ao invés da habitual sala de imprensa, Trump anunciou que as recomendações do governo federal recomendando o distanciamento social serão ampliadas pelo menos até 30 de abril— até poucos dias, o presidente não escondia seu desejo de afrouxar essas mesmas regras nas próximas três semanas, apesar de especialistas, mesmo dentro do governo, afirmarem que isso não era nem um pouco recomendável.

Trump afirmou  que o pico da doença deve ocorrer “nas próximas duas semanas”, ou seja, justamente no período que ele via como o provável para essa reabertura do país.

— Nada seria pior do que declarar vitória antes que essa vitória seja obtida — disse neste domingo. Ele ainda espera que haja uma redução no número de casos e mortes até o começo de junho, quando o país poderia vislumbrar o início de algum retorno à normalidade.

Os EUA têm quase 140 mil casos confirmados, com 2.300 mortes. Mais cedo, o epidemiologista Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas,havia estimado que o coronavírus pode deixar até 200 mil mortos e “milhões de casos”. Fauci, por sinal, foi apontado por comentaristas na imprensa americana como o grande responsável por convencer o presidente a mudar de rumo. Na coletiva de sexta-feira, Trump sinalizou que iria tomar suas decisões com base em especialistas. Neste domingo, considerou ainda que se os EUA conseguirem deixar a taxa de mortalidade dentro ou abaixo do previsto, será um sinal de que “um trabalho muito bom foi feito”.

Aos jornalistas, com quem teve algumas rusgas, falou também sobre tratamentos que estão sendo feitos com pacientes, especialmente em Nova York, cidade com o maior número de infecções e mortes. Ele voltou a dizer que os EUA estão realizando mais testes “do que qualquer país no mundo” e anunciou a aprovação de um kit de testagem capaz de dizer se uma pessoa está ou não com o coronavírus em até cinco minutos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here