Secretário de Justiça e Cidadania destaca que material reforçará assepsia no sistema prisional de Roraima Foto: Divulgação/UFRR

Em razão da pandemia de coronavírus e para conter o avanço da doença, a Universidade Federal de Roraima intensificou a produção de álcool em gel 70% e dou a primeira remessa, nesta segunda-feira (6), para a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), órgão responsável pelo sistema prisional. Foram entregues 240 litros do produto.

A doação foi feita pela reitoria da instituição, no campus Paricarana, de forma restrita devido às recomendações das autoridades de saúde. O produto foi doado pelo reitor, Geraldo Ticianeli, e pelo vice, Silvestre Lopes da Nóbrega, ao titular da Sejuc, André Fernandes Ferreira.

A produção de álcool em gel é coordenada pelo Departamento de Química, do Centro de Ciência e Tecnologia, juntamente com o programa de pós-graduação em Recursos Naturais e a Escola Agrotécnica (EAgro). Docentes, técnicos administrativos e alunos da UFRR estão envolvidos no trabalho.

O principal insumo para a produção do álcool em gel é o álcool neutro líquido, doado pela Sejuc. A Operação Acolhida, do Exército, também é parceira da iniciativa, com a doação de parte dos insumos.

A UFRR atua com outra parte dos insumos, estrutura física de laboratórios, bem como com os recursos humanos para a realização do trabalho.

O produto foi transformado em álcool em gel 70% na estrutura construída na universidade, com atendimento às boas práticas de fabricação e controle de profissionais habilitados, responsáveis pelo controle de qualidade nos laboratórios da UFRR, tanto da matéria-prima, como da confecção.

O secretário de Justiça e Cidadania destaca que o material reforçará a assepsia no sistema prisional de Roraima.

“Esse álcool em gel servirá para as unidades penitenciárias aqui do Estado e para a sede da Sejuc. Nosso foco no momento é a assepsia e evitar a entrada desse vírus no sistema prisional”, diz, lembrado que Roraima tem quatro unidades. A Sejuc espera colocar o produto à disposição de outras secretarias estaduais.

Outras ações

Além da produção de álcool em gel 70%, a UFRR tem atuado com o curso de medicina na confecção de equipamentos de produção individual (EPIs). Já foram feitas máscaras com qualidade superior à máscara cirúrgica e igual à N95, protetores faciais (face shield) e aventais.

Os produtos também passaram por testes de resistência e de difusão de spray. Parte do material é para uso dos alunos internos dos cursos medicina e enfermagem e a outra destinada ao Hospital Geral de Roraima (HGR).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here