Ao passar bela barreira, homem teve de preencher um 'termo de consentimento livre e esclarecido de quarentena' Foto: Reprodução

Um homem vindo de Manaus, no Amazonas, com suspeita de covid-19 passou pela equipe de triagem do Jundiá, no Sul de Roraima, por volta das 16h dessa quarta-feira (8), com direção a Boa Vista.

Ao ser abordado pelas equipes de monitoramento, ele alegou que estava vindo para o Estado para “cumprir quarentena” na casa da mãe e acrescentou que um parente, que trabalha no Hospital Geral de Roraima (HGR), o acompanharia nos dias de isolamento.

A informação foi confirmada ao Roraima 1 por uma fonte ligada à Saúde. Pelo menos, quatro pessoas estavam no mesmo veículo do homem com suspeita de coronavírus.

“O pessoal da barreira foi informado sobre a situação com antecedência, inclusive, já estava com o nome dele [do suspeito de estar com covid-19], para que, quando passasse, fosse interceptado”, disse. “Ficamos atentos, mas não temos o poder de não deixar as pessoas passarem”, acrescentou.

De acordo com o servidor, os bombeiros foram os primeiros a serem informados sobre a vinda do homem para Roraima. “O comandante conversou com ele. Trata-se de um caso confirmado”, ressaltou.

Ao passar bela barreira, o homem teve de preencher um “termo de consentimento livre e esclarecido de quarentena”. No documento, a pessoa recebe a informação de que está sendo notificada sobre a necessidade de adoção de medida sanitária de quarentena para prevenir a proliferação do coronavírus, tendo em vista a alta transmissibilidade do vírus.

Ainda consta da ficha que o paciente deve declarar que foi “devidamente informado pelas autoridades sanitárias sobre a necessidade de ficar 14 dias em casa”.

A reportagem teve acesso ao nome do paciente e entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para saber se ele deu entrada no HGR e se as pessoas que estavam com no mesmo veículo estão sendo monitoradas, mas não houve resposta até a publicação da matéria.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here