Foto: Roraima 1

O turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia de coronavírus no Brasil. Segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – o setor teve uma queda de 84% no faturamento em relação ao mesmo período de 2019. Ao longo de março, a intensificação de medidas visando a redução do ritmo de expansão da covid-19, como o isolamento social e o fechamento das fronteiras a estrangeiros em diversos países, reduziu drasticamente o fluxo de passageiros em todo o mundo.

Em Roraima, segundo o economista da Fecomércio-RR, Fabio Martinez, “os dados da CNC mostram que o turismo no estado já perdeu aproximadamente R$ 13 milhões só no mês de março deste ano. O impacto é negativo em todas as atividades que compõem o setor, com maior queda para o transporte de passageiros, hospedagem, restaurantes/lanchonetes e atividades culturais. Essa queda representa uma retração de 52% na comparação com o mesmo período de 2019, época que o turismo apresentou faturamento de aproximadamente R$ 25,2 milhões”.

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o setor de turismo é diretamente afetado pelas ações necessárias para prevenção ao coronavírus, como a impossibilidade de viagens, reservas e visitações. “As atividades econômicas que compõem os setores representados pela CNC dependem da circulação de mercadorias e consumidores e, por isso, são os que apresentam maior potencial de impacto negativo”, afirma.

Alexandre Sampaio, diretor da CNC responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR) da entidade, ressalta a importância de já se pensar no futuro. “Estamos mirando a recuperação e trabalhando em parceria com o Ministério do Turismo na elaboração de ações que visem orientar o setor com as melhores maneiras de agir quando tudo isso passar”, diz Sampaio.

Em Roraima, o Sindicato do Comércio de Hotéis, Restaurantes e Bares (SINDIHOTÉIS) e a ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, encaminharam ofícios ao Governo do Estado e Prefeitura de Boa Vista sugerindo medidas emergenciais com o intuito de preservar a saúde financeira das empresas. “Sabemos a importância desse setor para a economia de Roraima. O turismo gera renda e empregos diretos e indiretos. Vivemos um momento mundialmente difícil e pedimos para os governos analisarem as medidas sugeridas pelo setor e rever a cobrança de alguns tributos nesse período de pandemia. Queremos com isso evitar uma crise financeira e social ainda maior quando tudo isso passar”, finalizou a presidente do SINDIHOTÉIS/RR e ABRASEL, Tereza Mota de Macedo.

Os prejuízos sofridos atualmente pelo setor devemreduzir o número de empregos formais nos próximos meses.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here