Foto: arquivo

Sem ter onde morar, produtos de higiene e também sem acesso à informação, famílias venezuelanas que estão em situação de vulnerabilidade social nas ruas de Boa Vista e Pacaraima, fronteira com a Venezuela, estão expostas ao contágio do novo coronavírus. Só na capital são aproximadamente quatro mil pessoas nessas condições, segundo último levantamento da Organização Internacional para Migrações (OIM).

O projeto humanitário “Orinoco: Águas que atravessam fronteiras”, das Cáritas Brasileira e Diocesana de Roraima, apoiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID/OFDA), tem atuado diretamente com esse público no combate à disseminação do vírus. O primeiro passo foi informar – um carro de som contratado pelo projeto tem orientado essas pessoas em português, espanhol e warao.

Nara Barreto, assessora de emergências do projeto, ainda explicou o que tem sido feito para apoiar a comunidade. “Iniciamos q circulação de carro de som em Boa Vista e Pacaraima, na intenção de difundir conteúdos preventivos para a população desses municípios. Estamos instalando também 28 pias para lavagem de mãos em 14 ocupações espontâneas e distribuímos nesses mesmos locais 511 unidades de garrafas de água sanitárias e 1.061 unidades de sabão em barra”, explicou.

De acordo com a assessora, serão mais de 500 famílias beneficiadas com insumos de limpeza, entregues semanalmente nas ocupações. Ela ainda destacou que a principal atuação do projeto é disponibilizar água potável, saneamento e ações de promoção de higiene. “Com foco de prevenção de doenças e a mitigação de danos para a população migrante mais vulnerável, que se encontra em situação de rua”, finalizou.

As atividades desenvolvidas em Roraima estão em conexão com a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, “Tempo de Cuidar”. A iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Cáritas Brasileira tem o objetivo de arrecadar produtos de higiene e alimentos não-perecíveis a serem distribuídos para as pessoas de baixa renda.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here