Contas do mês passado e do vigente mostram aumento na taxa de iluminação pública. Foto cedida.

Os moradores de Caroebe, no interior do estado, estão se queixando do aumento no valor da conta de luz lá no município. É que a taxa de iluminação pública, que até mês passado custava R$10,87, dobrou de valor e passa a custar agora R$20,84. Este valor corresponde a uma contribuição para com os serviços de iluminação em ruas e praças da cidade.

“Pagar o dobro pela taxa de iluminação pública sendo que aqui nem luz tem nos postes. Veja aí a foto que mandei, na frente da minha casa, no Centro da cidade. É essa a iluminação pública que eu tenho”, disse um morador da rua Teresa S. da Silva, no Centro de Caroebe.

Rua Teresa S. da Silva às escuras. Foto cedida por morador.

Por telefone, o prefeito do município, Argilson Raimundo, informou que o aumento no valor da taxa partiu da Roraima Energia e não do município.

“A dívida do município é alta com a Roraima Energia, por isso nós não estamos arrecadando nada de iluminação pública.  Não tenho conhecimento da razão deste aumento. É um recurso que não está voltando por causa da dívida. E devido à falta de repasse, a Prefeitura também não como repor todas as lâmpadas queimadas dos postes. O que conseguimos fazer é com poucos recursos próprios”, disse.

A Roraima Energia também foi consultada, e negou as acusações da Prefeitura. Respondeu que a definição da cobrança de iluminação pública para cada unidade consumidora é feita pela Prefeitura de cada município, foi através da emenda constitucional nº 39/02 que introduziu no Sistema Tributário Nacional o artigo 149-A, autorizando os Municípios a instituírem a contribuição de iluminação pública e possibilitando que ela fosse cobrada através das contas de energia elétrica, com base em acordo formal entre suas prefeituras e a Roraima Energia. Assim, ela é cobrada nas contas dos clientes residentes nos Municípios e repassada para as prefeituras, descontados o consumo das lâmpadas e custos de cobrança.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here