Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonfim

A Prefeitura de Bonfim prorrogou o bloqueio total das entradas e saídas do município por mais cinco dias. A decisão foi tomada após decreto publicado nesta quinta-feira (14) e justificada por conta dos novos casos de covid-19 no município. O lockdown segue agora até o dia 20 de maio.

Para o prefeito de Bonfim Joner Chagas (Republicanos), essa prorrogação é necessária para concluir o ciclo de infecção da doença, que dura 14 dias, e acompanhar a curva de crescimento. “As medidas que estamos adotando hoje, só vamos ter respostas daqui a duas semanas. Então precisamos de mais tempo de isolamento para termos o achatamento da curva ”, justifica.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na noite de quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde, 27 pacientes testaram positivo para a covid-19. Bonfim tem 88 notificações, 24 amostras em análises no Lacen/RR, 205 moradores em observação com sintomas gripais, 37 casos descartados da doença e cinco pacientes curados.

REGRAS

O novo decreto mantém as regras anteriores.Fica suspensa a circulação de todos os veículos nas áreas urbanas, rurais e Indígenas, em toda a cidade. Pessoas que não moram no município, não poderão e os moradores não poderão sair.

Poderão circular em caso de extrema necessidade, veículos particulares, com uma pessoa por motocicleta e duas por carro. Os motoristas poderão ser abordados por policiais para justificar motivo para sair de casa. Pessoas que por “extrema necessidade” necessitarem sair de casa, deverão obrigatoriamente fazer o uso de máscaras, inclusive nas vias públicas.

Além disso, ficam proibidas ainda a abertura de bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes, pizzarias e congêneres, (exceto serviços de delivery); bancos e correspondentes bancários, lojas de departamento, papelarias, loja de materiais de construção, armarinhos e todas as atividades religiosas como cultos, missas, ou reuniões que possam aglomerar pessoas.

Foram consideradas atividades essenciais e, portanto, com funcionamento permitido, as panificadoras, supermercados, mercearias e açougues; farmácias; postos de combustíveis; circulação de viaturas militares, veículos oficiais e de apoio a saúde, ambulâncias e serviço de transportes de cargas.

Bonfim é a segunda cidade de Roraima a decretar lockdown. Amajari já havia decretado bloqueio total, apesar da prefeita Vera Lúcia (PSC) ter evitado usar o termo. Até esta sexta-feira (7), a cidade já havia confirmado 10 casos de coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here