Antônio Denarium (PP) e Teresa Surita (MDB). Foto: arquivo/ Secom-RR

Ainda sobre a entrevista do governador Antonio Denarium (sem partido), no domingo, ficou bem evidente que existe, sim, uma vergonhosa disputa política diante da pandemia do coronavírus que avança em Roraima. Ao assinalar essa pendenga, o chefe do Executivo estadual voltou a responsabilizar a Prefeitura de Boa Vista por não cumprir com sua parte no atendimento básico, que é relapso nos postos de saúde.

De fato, são recorrentes as denúncias nas redes sociais sobre atendimento negado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde as pessoas não só são mal orientadas como são mandadas embora para casa sem realizar o exame para coronavírus ou mesmo sem receber qualquer medicação. Há casos em que o médico já havia saído.  Essas pessoas acabam indo buscar atendimento nas unidades de urgência e emergência do Estado, colaborando com o caos no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Enquanto isso, a prefeita Teresa Surita (MDB) fica confinada em casa, sem colocar a cara na rua ao menos para enfrentar a realidade de suas unidades de saúde. Ela passa o dia inteiro nas redes sociais,  como se fosse um “arauto da desgraça” no Twitter, uma vez que na sua mansão tem academia de ginástica, segurança na guarita mantida por guardas municipais e funcionários que fazem suas compras.  Nem visitar as unidades de saúde a prefeita tem a sensatez.

Denarium tem razão quando reclama da Prefeitura, pois Teresa se esconde de qualquer diálogo para enfrentar as consequências da pandemia em Boa Vista, sabendo que ela comanda uma  Capital-Estado, onde estão concentrados a maioria da população, os principais comércios e as sedes dos poderes de onde partem todas as decisões que afetam diretamente a vida de toda a população que habita ou dela precisa para resolver suas questões.

O comércio sofre os graves reflexos, com lojistas anunciando o fechamento da sua empresa, funcionários sendo mandados para casa e na iminência de demissão.  E até agora a prefeita só fala em fechar comércio e ficar em casa, sem aceitar ou propor um grande diálogo com as demais autoridades para traçar um plano destinado a impedir uma crise muito pior, em especial junto aos autônomos, micros  e empreendedores individuais.  Com isso ela nunca se preocupou, a não ser mandar fiscalizar o comércio na periferia.

Essa desunião entre Governo de Roraima e Prefeitura de Boa Vista representa um duro golpe naquelas pessoas que não sabem o que será de seu futuro próximo, já que a ordem é trancar tudo.  As pessoas querem um plano, à luz da verdade, longe de uma disputa para saber quem é a maior prefeita ou o melhor governador nas ações contra o coronavírus. O povo quer sinceridade e os políticos unidos mostrando soluções, e não apenas contabilizando estatísticas do pânico.

Como consequência imediata da disputa entre Denarium e Teresa está a não inauguração do hospital de campanha instalado pelo Exército, no terreno ao lado do Hospital da Criança. Inclusive o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, deu entrevista ontem pedindo diálogo entre governador e prefeita para que a Área de Proteção e Cuidados (APC) seja logo inaugurada a fim de garantir mais estrutura no enfrentamento ao coronavírus.

Não há justificativa para se manter uma briga ou birra política.  É a vida das pessoas que está em jogo nesse momento.  Saúde tornou-se prioridade absoluta, independente de posição política ou partidária.  E em nome do futuro imediato da sociedade, diante das duras incertezas criadas pela pandemia, exige-se que todos desçam do palanque e  do pedestal.  Imediatamente!

*Colunista

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here