Foto: Ascom Sesau

Começa nesta terça-feira (19), a campanha  nacional pela doação de leite materno, uma iniciativa da Rede Brasileira de Bancos de Leite. Em Roraima, o Banco de Leite da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré continua precisando do altruísmo das mães doadoras, neste período de pandemia. 

Conforme Sílvia Furlin, coordenadora do Banco de Leite da Maternidade, a iniciativa visa incentivar várias mulheres que amamentam a ajudar no estoque da unidade, principalmente aquelas mães que possuem excedente de leite humano, ajudando a salvar a vida de bebês prematuros.

“É muito importante ressaltar que esse leite humano faz toda a diferença na vida de um recém-nascido prematuro de baixo peso. Há ocasiões em que esses bebês ficam internados na UTI Neonatal e são crianças que a mãe não consegue amamentar. Por isso, a importância desse ato”, enfatizou.

“A unidade é o centro de referência e o único no nosso Estado que presta toda assistência a mães oriundas da rede de saúde pública ou provada. E é importante sempre ressaltar também que nós trabalhamos como manejo do leite materno e com o processo de pasteurização desse alimento”, disse.

O Banco de Leite é composto por uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, técnicos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, bioquímicos e técnicos de laboratório. “Todos esses profissionais trabalham em prol do atendimento desse prematuro e também da mãe que apresenta dificuldade nessa questão do aleitamento materno”, frisou.

Coronavírus 

Ainda de acordo com Sílvia, por conta da pandemia do Coronavírus o estoque acabou sofrendo uma queda de 30% nas doações. Apesar disso, a unidade tem buscado garantir que as mães se sintam seguras na hora de ajudar a aumentar o quantitativo de banco de leite humano.

“Por meio do projeto Bombeiros Amigos do Peito, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima tem sido um grande parceiro do nossos Banco de Leite. Atualmente, o Corpo de Bombeiros é a única instituição que nos auxilia, sendo a principal responsável por essas coletas. Eles vão até a residência dessas mães, com todos os equipamentos de proteção individual, para receber esse leite e vir deixar até a maternidade”, disse.

O Banco de Leite Humano da Maternidade funciona 24 horas por dia. Qualquer dúvida sobre como funciona a doação de leite materno pode ser sanada no telefone (95) 98414-0772.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here