Foto: Ascom/Sesau

Um estudo comparativo da Fiocruz Pernambuco, divulgado esta semana, reforça as percepções de quem vive em Roraima: o estado teve o crescimento da taxa de casos por milhão de habitantes superior de habitantes entre abril e maio superior a média nacional.

De acordo com os dados, a taxa de incidência de coronavírus em Roraima em meados de abril era de 366,5 casos por milhão de habitantes. Um mês depois, a taxa foi multiplicada por nove vezes, chegando. O crescimento foi acima da média nacional, que viu a incidência disparar a uma taxa sete vezes maior, o que já é considerado muito alto por especialistas.

O estudo confirma ainda um maior crescimento das taxas de incidência de covid-19 em Estados do Norte e Nordeste, quando comparadas no mesmo período. Em dois deles, o aumento foi de quase 50 vezes em maio: Tocantins (49,8) e Sergipe (47,8). As taxas de Alagoas, Pará e Paraíba cresceram mais de 20 vezes, enquanto Rondônia, Piauí, Acre, Maranhão, Amazonas e Amapá cresceram mais de 10 vezes; Bahia, Ceará e Pernambuco viram a taxa ser multiplicada por 9.

“Esse crescimento acelerado no Norte e no Nordeste não pode ser explicado tão somente por questões de momento. Os Estados onde as taxas mais aumentaram são os mais pobres. Com a interiorização da covid-19 que está acontecendo, essa situação tende a ser observada com mais intensidade”, acredita o pesquisador Wayner Vieira, responsável pelo estudo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here