Foto: Arquivo/ Roraima 1

Parte dos vereadores de Boa Vista não compareceu a sessão desta quinta-feira (28), em que estava prevista a votação do projeto que antecipa quatro feriados deste ano para a primeira semana de julho.

De acordo com a Câmara de Vereadores de Boa Vista,  o projeto não foi votado e aprovado porque alguns vereadores se recusaram a participar da sessão. Na semana passada, vereadores deixaram a sessão nessa terça-feira (26) porque, segundo eles,não quis colocar em discussão os vetos da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), Projetos de Lei que asseguram direitos a cidadãos e servidores, em período de pandemia do novo coronavírus.

O projeto enviado pela Prefeitura de Boa Vista em regime de urgência prevê que sejam antecipados os feriados municipais de São Pedro (29 de junho), aniversário de Boa Vista (9 de julho), dia da consciência negra (20 de novembro) e dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro). Os feriados passariam a ser nos dias 1º, 2, 3 e 4 de junho. No dia 5, a prefeitura deve declarar ponto facultativo nas repartições públicas municipais.

Em nota, os vereadores informaram que não são contra a apresentação de matérias pela Prefeitura de Boa Vista, e nem querem deixar de analisar e votar o aluguel social de ex-moradores do bairro Caetano Filho, ou sobre a antecipação de feriados para a primeira semana de junho.

“Sabemos do esforço que o Poder Executivo Municipal tem feito para o achatamento da proliferação do vírus. Mas, o Poder Legislativo do município que tem em uma de suas atribuições apresentar e aprovar leis, também quer dar sua contribuição. Queremos que os vetos que tratam de assunto concernente ao combate a COVID-19 sejam VOTADOS, em sessão virtual, para todos possam participar em segurança, inclusive os já contaminados ou com suspeita de ter contraído o Coronavírus. Não consideramos justa a ausência dos vetos a projetos de vereadores. A decisão de ajustar a ordem do dia é da mesa diretora e aguardamos a compreensão da mesma para que, com toda segurança, todos nós possamos dar nossa contribuição à cidade nesta pandemia. Não se trata de ataque ou retaliação; é o respeito na democracia à independência dos poderes, que devem dialogar e cooperar pelo bem de todos, a serviço do Povo”, informaram.

Não estavam na sessão os vereadores: Aline Resende (PRTB), Dr. Wesley Tomé (PC do B), Dra. Magnólia (PRB), Genilson Costa (SD), Ítalo Otávio (Republicanos), Linoberg Almeida (Rede), Nilvan Santos (PSC), Rômulo Amorim (PTC), Rondineli Tambasa (Podemos) e Wagner Feitosa (SD).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here