Comércio reabrirá na capital a partir do dia 20 deste mês - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/EBC

A intenção de consumo das famílias registrou queda de 4,7% em maio, segundo pesquisa divulgada nesta semana pela Federação de Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomercio-RR). A retração mensal é a mais intensa desde janeiro do ano passado.

Influenciado pelos impactos econômicos da epidemia do novo coronavírus, o indicador chegou ao segundo resultado mensal negativo consecutivo, caindo para 98,8 pontos e permanecendo abaixo dos níveis de satisfação (100 pontos) e de indiferença.

A maioria dos roraimenses ainda acredita que vai consumir menos nos próximos meses. O índice registrou queda de 7%. Também cresceu a parcela de consumidores que acreditam ser um mau momento para compra de bens duráveis, como eletrodomésticos, eletrônicos, carros e imóveis. O percentual caiu 16,5% neste mês. O levantamento mostra também que os roraimenses estão  pessimistas com relação à perspectiva profissional, com retração de 7,15%.

O ICF (Intenção de Consumo das Famílias) é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here