Foto: Reprodução/Site Prefeitura de Bonfim

Moradores da Vila Vilena, no município de Bonfim, região Norte de Roraima, procuraram a reportagem do Roraima 1 para denunciar falta de ambulância na região e fiscalização irregular na barreira sanitária que dá acesso à comunidade. Procurada pela reportagem ainda na sexta-feira (29), a prefeitura de Bonfim não se pronunciou.

Segundo os relatos, há mais de 15 dias a única ambulância que prestava os serviços de resgate na região foi retirada. Agora, a assistência é feita por um carro de passeio, que não consegue trafegar pelas estradas de chão, e uma caminhonete, que permanece na vila apenas de segunda a sexta-feira.

“Há mais de 15 dias a ambulância que nós tínhamos foi para Boa Vista e não retornou. Além disso, a nova enfermeira que assumiu os trabalhos não cumpre expediente. Temos um carrinho pequeno e uma caminhonete. Só que o carro pequeno agora no inverno não passa nas estradas, e a caminhonete vai para Boa Vista na sexta e só volta na segunda-feira”, detalhou um morador da vila, que pediu para não ter o nome divulgado.

Ele e outro morador da vila, também constataram que profissionais que não são da área da saúde municipal têm feito o trabalho de fiscalização na barreira sanitária de Vila Vilena. Como medida de enfrentamento à Covid-19, ainda no mês de abril o prefeito Joner Chagas (Republicanos), decretou situação de emergência na saúde municipal e instalou quatro barreiras sanitárias para avaliar a saúde e controlar o tráfego de pessoas.

As barreiras estão instaladas em pontos estratégicos da BR-401, RR-206, RR-207 e uma no entroncamento da estrada da Vilena com a comunidade Taboca. Conforme informações retiradas do site da prefeitura de Bonfim, as abordagens são realizadas por equipes de saúde, com o apoio da Polícia Militar.

No entanto, relatos colhidos com os moradores da comunidade comprovam que quatro servidores que atuam na barreira de Vilena são servidores comissionados da prefeitura nos cargos de assessor de secretaria e chefe de divisão.

“Servidores que são da saúde estão medindo a pressão das pessoas que passam na vila, essas coisas. Eles não têm conhecimento. Isso é errado. Sabemos que com essa situação do coronavírus o governo federal mandou dinheiro para a prefeitura, e o prefeito pegou o pessoal da folha de pagamento da prefeitura e coloca pra barreira”, comentou o morador.

A reportagem questionou da prefeitura de Bonfim sobre a fiscalização feita por profissionais de outras áreas e sobre o recente seletivo da Saúde municipal, mas não obteve resposta até este domingo (31).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here