Processo será julgado durante a próxima semana - Foto: José Cruz (EBC)

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (3) que a legislação estadual de Roraima e de outros estados não pode prever sabatina prévia, por parte da Assembleia Legislativa, da nomeação de dirigentes das autarquias, fundações públicas, presidentes das empresas de economia mista, interventores de municípios, e titulares da Defensoria Pública e da Procuradoria-Geral do Estado.

Os ministros atenderam ao pedido do então governador Neudo Campos que ajuizou uma ação em 2000 contra dispositivos da Constituição do estado que preveem que as indicações do chefe do Executivo estadual para presidentes dos cargos anteriormente citados precisam passar por aprovação da Casa legislativa. Para o Governo de Roraima, os dispositivos questionados violam o princípio da independência e harmonia entre os Poderes.

Relator

O ministro Ricardo Lewandowski, relator, considerou constitucional a sabatina prévia nos casos de nomeações para autarquias e fundações públicas, mas não para sociedades de economia mista e empresas públicas. Também considerou que se harmoniza com a Constituição Federal a possibilidade de arguição do defensor público-Geral no Estado, uma vez que o defensor público-Geral Federal deve ser sabatinado pelo Congresso Nacional, e a previsão de arguição pública dos interventores dos municípios.

Já quanto ao dispositivo que prevê a arguição, pela Assembleia Legislativa, do procurador-geral do estado, o ministro Lewandowski considerou que a norma afeta o preceito constitucional da separação dos Poderes, uma vez que essa autoridade vai compor o gabinete do Chefe do Executivo estadual.

O ministro Edson Fachin acompanhou o relator.

Divergência

O ministro Alexandre de Moraes divergiu do relator quanto à possibilidade de arguição do interventor dos municípios. De acordo com o ministro, a intervenção é ato do chefe do Poder Executivo. A Constituição Federal, explicou o ministro, preceitua que, em até 24 horas, o decreto de intervenção em estado deve ser analisado pelo Congresso Nacional, para verificar as condições, hipóteses, extensão e legalidade do ato, mas não para aprovar o interventor nomeado pelo presidente da República.

Ele também discordou quanto à sabatina do defensor público-Geral do estado e autarquias, fundações públicas, presidentes das empresas de economia mista.

Acompanharam a divergência os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Luiz Fux e as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia.

O ministro Marco Aurélio divergiu no sentido de excluir da sabatina apenas os dirigentes da sociedade de economia mista e o interventor nos municípios.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here