O ex-senador Romero Jucá é alvo de 12 inquéritos no Supremo Tribunal Federal (Foto: Divugação)

O ex-senador Romero Jucá (MDB) representa a extirpe da velha política da qual o país precisa passar a limpo para seguir novos rumos. Foram três mandatos seguidos de senador por Roraima, que só foram interrompidos diante de uma surpreende disputa no Estado. Foi um passo importante para começar a mudar os rumos da política.

Durante todo esse tempo como político influente em Brasília, sua biografia reuniu mais escândalos do que soluções para os grandes problemas do Estado, como a questão energética e a questão fundiária. Jucá é alvo de 12 inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), entre os quais boa parte diz respeito à Operação Lava Jato, cujo grampo o flagrou costurando um acordo para enterrar as investigações, “com o Supremo, com tudo”.

A mais recente denúncia partiu do Ministério Público Federal (MPF) do Paraná, em fevereiro deste ano, acusado de desvio na Transpetro, a subsidiária da Petrobras, no âmbito da Lava Jato, por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele já havia sido denunciado pelo mesmo motivo em 2017, mas o caso baixou para a 13a. Vara Federal de Curitiba, depois que ele perdeu o mandato de senador.

O ex-senador sempre foi beneficiado pela lentidão de ministros do STF, por isso já saiu ileso de algumas denúncias, o que o permite transitar livre como lobista no Congresso Nacioal e tentar se passar de político influente em Roraima, mesmo não tendo mais poder de nada. É falando grosso em seus veículos de comunicação que ele manda recados a adversários.

Mas o gigante, que se apresenta como mentor e mestre da prefeita Teresa Surita (MDB) nos ataques ao Governo do Estado, tem os pés de barro. É necessário que a Justiça comece a prestar contas com quem sempre arrotou ser poderoso e que não hesita em meter medo em que atravessa o seu caminho. É hora do encontro com a verdade dos fatos, já que ele não tem mais imunidade parlamentar.

O Estado de Roraima não pode ficar refém da velha política e da velhacaria na política. É pensando em voltar ao poder que ele se passa como “prefeito” de Boa Vista e tem planos junto com Teresa de chegar ao Governo do Estado, na pior das hipóteses, onde concerteza ele terá sua imunidade de volta e a caneta nas mãos para retomar seus planos de poder absoluto em Roraima.

Roraima não pode deixar que o grande mal se recomponha. É preciso chutar os braços do mal quando ele tentar se levantar. Não podemos retroceder naquilo que o Estado deixou para trás. Chegou a hora de a Justiça agir!

*Colunista

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here