Militares do Exército já realizam operações para combater garimpo ilegal em Roraima - Foto: Exército Brasileiro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prorrogou por mais 30 dias o uso das Forças Armadas para combater focos de incêndio e desmatamento ilegal em Roraima e mais oito estados que compõem a  Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão.

O decreto de Garanta da Lei da Ordem (GLO) foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite dessa quarta-feira (10).

Inicialmente, as missões da GLO nas áreas determinadas, que tiveram início no dia 6 de maio, estavam previstas para terminar nesta quarta. Agora, com a prorrogação, as Forças Armadas seguem no local até 11 de julho.

A determinação se aplica em ações na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais dos estados.

A ação vem também em resposta ao crescimento do desmatamento na Amazônia. De acordo com dados divulgados nessa terça-feira (09) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmate no bioma teve um aumento de 34,4% se comparados os períodos de agosto de 2018 a julho de 2019 e de agosto de 2017 e julho de 2018.

No fim do mês passado, o Ministério da Justiça já havia autorizado o emprego da Força Nacional em Roraima e outros oito estados, em ações de fiscalização, de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais e de combate aos incêndios florestais e às queimadas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here