Falta de testes podem indicar subnotificação de casos no estado - Foto: Daniela Xu/UFPel

Um estudo da consultoria Bain & Company e divulgado nessa terça-feira (9) revela que Roraima está entre os estados brasileiros que menos testam a população para a Covid-19. De acordo com os números, para cada caso confirmado, foi realizado apenas um teste, quando o ideal é, ao menos, mais de 10. O estado divide a lanterna do levantamento juntamente com Amapá, Maranhão, Paraíba e Amazonas.

O valor aferido em Roraima também é menor que o nacional, que é de três testes para cada caso confirmado. O ideal só ocorre no Paraná, onde são 14 testes para cada caso confirmado, e no Mato Grosso do Sul, com 21 testes por caso.

De acordo com Ricardo Gold, sócio da Bain & Company e um dos responsáveis pelo estudo, há um atraso enorme na testagem. “Isso impede que a reabertura seja mais rápida e dificulta que o governo tenha uma visão mais clara de quando a situação tende a piorar”, afirma Gold.

O número relativo de exames no Brasil é inferior ao das nações desenvolvidas, como Áustria (25 testes por caso confirmado), Alemanha (20) e Suíça (12) e também menor em relação a países de perfil semelhante, como Argentina (11) e Índia (22). “Os testes apenas em casos graves não funcionam como medida preventiva […], o que também representa um grande desafio para medidas de relaxamento no país sem novos surtos”, destaca o levantamento.

Considerando a região Norte, o estudo destaca já existe algum alívio na pandemia nas regiões inicialmente mais afetadas, como o Amazonas. “O Estado do Amazonas parece ter superado a fase de crescimento acelerado, atingindo uma estagnação nos últimos 30 dias”, avalia a pesquisa.

No entanto, mesma avaliação não é válida para a estados como Roraima, onde há uma sobreposição de fatores críticos, como maior número de pessoas morando em cada residência, falta de saneamento básico, nível de ocupação de UTIs e baixo número de profissionais de saúde e de ventiladores disponíveis.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here