Foto: divulgação

O titular da 1ª Procuradoria de Contas do Ministério Público, Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, visitou o posto de saúde Olenka Macellaro, no bairro Caimbé, em Boa Vista,  na manhã desta quarta-feira (17), para verificar a situação dos atendimentos nos postos que estão recebendo pacientes com suspeita de Covid-19.

Diante do cenário encontrado, o procurador entrou com uma representação contra a prefeitura Municipal de Boa Vista, pedindo a reabertura das Unidade Básicas de Saúde até meia noite. A representação com pedido liminar de tutela de urgência considera o aumento significativo de infectados pelo novo coronavírus na capital.

“Tentamos entender a sistemática do atendimento da saúde municipal e estadual. Percebemos a total desorganização do posto e que o número de médicos é insuficiente. Eram dois médicos para atender mais de 200 pacientes nesse horário. É preciso contratar profissionais e suprir a falta de medicação. Infelizmente hoje o atendimento nos postos não é de qualidade. Somos pagos pelo povo e devemos dar um serviço mais adequado para a população”, disse.

O MPC considerou inapropriada a redução do atendimento de casos de Covid-19, feita pela prefeita de Boa Vista Teresa Surita. Paulo Sérgio alertou que é urgente que o município contrate mais servidores e reabra os postos para atendimento durante a pandemia.

“O poder público municipal tem a obrigação de garantir o direito ao atendimento de saúde e o direito de realizar os testes para descartar ou constatar se há presença de Covid, sem limitação de dia ou horário. Em suma, isso quer dizer que o estado e município devem fazer o que estiver ao seu alcance para salvar a vida das pessoas”.

Falta de medicamentos, poucos profissionais e atendimento desorganizado

Na ação, a 1ª Procuradoria de Contas também considerou que o atendimento, limitado às oito Unidades de Saúde, não atende a necessidade da população. “É urgente que o município contrate mais servidores, principalmente enfermeiros e técnicos, além de médicos. Muita gente está doente e quando estávamos lá, uma enfermeira fez o teste e deu positivo para Covid e outra estava com sintomas. É preciso uma contratação urgente de profissionais de saúde. Confirmamos, pessoalmente, que servidores estão trabalhando doentes e o município precisa resolver isso”, destacou.

Sobre a denúncia de falta de medicação nos postos, Paulo Sérgio disse que realmente faltam alguns dos medicamentos necessários para o tratamento da doença. “Um deles é a ivermectina, que foi comprovado cientificamente que é essencial, e não tem nos postos de saúde”, disse.

Outro ponto citado pelo procurador Paulo Sérgio foi em relação aos testes rápidos e a mistura de pacientes positivos com outros que ainda apresentavam sintomas leves e não haviam testado para a doença.

“A desorganização do posto é tanta, que misturavam pessoas que estavam fazendo teste para covid com pessoas que já estavam fazendo retorno com teste positivo. É terrível a falta de gestão”.

Prefeitura de Boa Vista 

Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou  que “é importante a contribuição de todas as autoridades neste momento de pandemia e que a visita do procurador à UBS é bem-vinda, mas que é necessário que se busque as informações corretas e verdadeiras.

Esclarece que 4 postos de saúde em Boa Vista permanecem atendendo até meia noite. Eles estão localizados nos bairros Caimbé, Caranã, Nova Cidade e Cidade Satélite. O município também estendeu os atendimentos de outras oito UBS’s para até 20h, são elas: Santa Tereza, Silvio Botelho, São Vicente, Mecejana, Equatorial, Asa Branca, 13 de Setembro, Lupércio Lima (Pintolândia).

Reforça que a preocupação do procurador é a mesma do município. O Executivo pede, ainda, ao procurador, que colabore com a gestão cobrando do Governo do Estado que repasse ao município os testes rápidos que a justiça determinou e o governo ainda não cumpriu, prejudicando o atendimento à população.

Informa ainda que, para evitar prejuízos aos pacientes, visto o atraso nos repasses dos materiais enviados pelo Ministério da Saúde, a prefeitura adquiriu, de forma emergencial, testes rápidos que já estão sendo enviados às UBS’s para atender a demanda crescente por conta da pandemia.

Só este ano, a prefeitura já convocou de concurso público 260 profissionais, fez seletivo para 111 técnicos de enfermagem atuarem no Hospital de Campanha e abriu mais 320 vagas em seletivo que está sendo finalizado nesta quarta-feira, 17, totalizando cerca de 700 novos profissionais para reforçar os atendimentos na atenção básica de Boa Vista. Em média, as 34 UBS’s de Boa Vista atendem 2.000 pessoas”, conclui.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here