Helder Girão Barreto, candidato ao senado pelo PMN. Foto: reprodução

Ainda na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Roraima nesta quarta-feira (17), o representante da Justiça Federal, o juiz Helder Girão Barreto, usou o tempo de fala para dizer que todos os malfeitos da saúde em Roraima serão apurados e os responsáveis por esses atos, responsabilizados.

“Eu quero dizer que daqui para frente não haverá malfeitos na saúde de Roraima. […] Eu sigo lamentando que pessoas inescrupulosas aproveitem esse período de pandemia e de excepcionalidade na contratação pública, para lucrar com a morte das pessoas”, declarou.

“Louvo a iniciativa do desembargador Mozarildo [Cavalcante, presidente do Tribunal de Justiça de Roraima], em abrir mão de verbas do Poder Judiciário para ajudar nesse momento de dificuldade. Convido o Ministério Público Estadual para que abra mão das verbas que dispõe, excedentes, para que essas verbas sejam destinadas à saude […] Eu recomendo às autoridades estaduais que ouçam menos as recomendações do Ministério Público Estadual. O MPE não foi eleito para governar ou administrar esse Estado”, disse, em referência ao resgate de mais de R$37 milhões por parte do Ministério Público de Roraima, para ‘readequação e reaparelhamento da instituição’, como já veiculado aqui no Roraima 1.

O representante da Justiça Federal em Roraima ainda pediu a união de esforços e pediu que vaidades políticas fossem colocadas em segundo plano, e a manutenção de vidas fossem priorizadas.

“Eu peço encarecidamente ao Ministério Público de Contas e ao Tribunal de Contas do Estado, que, cautelarmente, determinem a suspensão de qualquer obra que esteja em andamento no Estado e nos municípios, sobretudo na capital, que não se relacionem diretamente com a saúde pública. É inadmissível que obras continuem como se tudo estivesse na maior normalidade. Eu peço, por fim, aos órgãos controladores que fiscalizem o atendimento prestado ao público”, finalizou.

Procurado para comentar as declarações do juiz, o Ministério Público Estadual ainda não se manifestou. O espaço está aberto.

3 comentários

  1. Foi necessário o TJ tomar a iniciativa, com três meses de liberdade de ação, em um momento em que as contratações dão-se, com controle precário, e, por consequência, exigia, desde o princípio, o estabelecimento desses cuidados hora impostos. Verdadeiramente, muitas vidas seriam poupadas, se tivéssemos médicos nos postos de saúde para a medicação preventiva, em uso nas redes privadas de saúde. Verba não faltou.

  2. Sobre a manifestação do Exm° Juiz Federal Dr. Helder Barreto, congratulações para S. Exa. É vergonhosa, se não ilegal e oportunista que a Prefeitura, no auge da pandemia em nosso Estado, com tantas mortes e tanta angústia no seio do povo roraimense, após um verão inclemente, em pleno inverno que já se manifesta rigoroso, porque restaurar asfalto e fechar ruas e avenidas, submetendo pais de famílias a trabalhar debaixo de chuva, correrem o risco de contrair o corona vírus ou qualquer outra doença? É mais do que lógico que podemos entender como uma campanha antecipada da Sra. Prefeita ás eleições municipais deste ano. Já perdeu meu voto e ganhou um crítico a mais em sua carreira.

  3. Investigação é tudo que o povo roraimense quer e precisa que tenha excelência. Ñ aguentamos mais tantas vidas ceifadas pelo desrespeito daqueles que foram eleitos para nos representar,na primeira oportunidade saqueiam os cofres públicos no pior momento em estamos vivendo. Ache os culpados e faça os pagar pelos seus erros, claro ñ trará mais inúmeras vidas de volta mais acalentara muitos corações que estão despedaçados por tantas perdas sem direito ao mínimo de dignidade.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here