Foto: Agência Brasil

A empresa contratada para o fornecimento de respiradores para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) prestará esclarecimentos para a CPI da Saúde (Comissão Parlamentar de Inquérito), da Assembleia Legislativa de Roraima, na manhã desta terça-feira (23). Os deputados buscam esclarecimentos sobre o pagamento antecipado por 30 itens não entregues.

Na oitiva, prevista para iniciar às 9h, serão ouvidos representantes da empresa CMOS – Drake Nordeste envolvido na venda dos respiradores, além de representantes da empresa Belfort Comércio. “Essa semana é uma maratona de oitivas que nós iremos tomar. Desde a semana passada até a próxima sexta-feira, serão 20 pessoas ouvidas. São representantes de empresas que formalizaram uma relação contratual com a Sesau [durante o período de calamidade]. Estes contratos estão sob investigação da CPI”, explicou o presidente da comissão, Coronel Chagas (PRTB).

Na tarde desta segunda-feira (22), houve uma oitiva para colher o testemunho do proprietário da empresa Inforr, sobre o processo emergencial para locação de equipamentos para conexão de internet no estádio Canarinho, que seria um dos locais de atendimento aos infectados pelo Covid-19.

A testemunha respondeu aos questionamentos e disse que a proposta foi feita com base no valor de mercado. Mas o relator da CPI, Jorge Everton (MDB), apontou que seria mais econômico para o Governo a compra destes equipamentos em vez da locação. “Quando analisamos os processos, o que chamou atenção é o fato dessa locação. Ela custar R$ 109.800 total.  Sendo que para esse período de seis meses, se fosse fazer uma aquisição, haveria uma economia de R$ 53 mil.”

Dois representantes da empresa Nova Médica também seriam ouvidos nesta tarde. A primeira testemunha explicou que reside em outro estado, mas pediu para remarcar. Enquanto, a outra testemunha não justificou a ausência, logo a CPI a convocará novamente.

Nesta oitiva participaram presencialmente Coronel Chagas (PRTB), presidente da CPI; Nilton Sinpol (Patri) vice-presidente; Jorge Everton (MDB), relator e o deputado Eder Lourinho (PTC). Por videoconferência, participaram os deputados Lenir Rodrigues (Cidadania) e Evangelista Siqueira (PT).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here