O ministro interiono da saúde, Eduardo Pazuello afirmou nesta terça-feira (23), em audiência virtual aos parlamentares da comissão mista da Câmara Federal que acompanha a situação do coronavírus no Brasil, que até esta quarta-feira serão enviados 200 profissionais de saúde para Roraima para fortalecer o atendimento de pacientes no estado.

“Já socorremos alguns estados e estamos nos preparado para socorrer agora Roraima. Roraima precisa de 200 profissionais e nós estamos fechando de hoje para amanhã essa entrega e com isso a gente ameniza o problema por lá”, disse o ministro interino na audiência.

Antes de ser questionado pelos deputados federais, Pazuello apresentou um balanço das ações tomadas pela Pasta federal em relação ao combate contra o vírus. Em Roraima de acordo com o Ministério, já foram direcionados:

  • 15 leitos de UTI habilitados para tratamento de pacientes com Covid-19;
  • 100 mil comprimidos de Cloroquina e  44.280 cápsulas de Oseltamivir, medicamentos usados para tratamento do coronavírus
  • 353 mil Equipamentos de Proteção individual (EPIs);
  • 80.824 exames para diagnóstico do coronavírus e 16.520 testes rápidos;
  • 105 ventiladores pulmonares
  • 40 médicos direcionados por meio do programa Mais Médicos Covid-19
  • 2.130 profissionais, residentes e estudantes da área da saúde cadastrados no Brasil Conta Comigo, para fortalecer o atendimento.
  • 231 mil doses de vacinas distribuídas e 114.791 aplicadas

O ex-comandante da Força-Tarefa da Operação Acolhida, em Roraima, assumiu a pasta em maio e é o terceiro nome a comandar o ministério em meio à pandemia. Após a saída do ministro Henrique Mandetta, Nelson Teich o substituiu e pediu demissão em maio, quando o ministro interino passou a encabeçar as ações do ministério da Saúde.

BRASIL

Ainda de acordo com Pazuello, o Ministério da Saúde já distribuiu 11,3 milhões de testes para Covid-19. Destes, 3,8 milhões de testes RT-PCR e 7,5 milhões de testes rápidos. Ainda foram entregues 4.852 ventiladores pulmonares a estados e municípios.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here