Consórcio de governadores da Amazônia quer ajuda para adquirir medicamentos - Foto: Divulgação

O governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido) e de mais cinco estados que compõem o consórcio de governadores da Amazônia Legal querem ajuda do governo federal para a compra de equipamentos e medicamentos usados na intubação de pacientes vítimas do coronavírus (covid-19).

O composto de medicamentos é chamado de “kit intubação” e o uso deles é considerado um procedimento indispensável em casos mais graves de covid-19.

Há pelo menos três semanas o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) começou a receber relatos das secretarias de Saúde da região Norte, sobre a falta de medicamentos do “kit intubação”. O Rocurônio, por exemplo, um relaxante muscular utilizado na intubação está em falta na rede pública em todos os estados da região de 24 estados brasileiros.

O presidente do Consórcio da Amazônia Legal e governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), disse que nesta sexta (26) a relação dos equipamentos e medicamentos por estado será encaminhado ao Ministério da Saúde e ao Congresso Nacional.

“Esperamos que até amanhã a gente consiga fazer isso, porque há um esforço no sentido de que o governo federal faça essa aquisição considerando as dificuldades de os estados sozinhos adquirirem esses produtos no mercado local ou internacional”.

O governador fez o alerta nesta quinta (25), durante audiência remota na comissão mista do Congresso. Esta, portanto, acompanha as ações de combate à covid-19. Segundo ele, a demanda por relaxante muscular e outros medicamentos é muito grande no mundo todo. Além disso os estados estão com dificuldade para adquiri-los.

“A coordenação do governo federal na compra desses medicamentos é fundamental, e o Congresso pode nos ajudar nesse trabalho […] O governo federal liberou um bom orçamento para o Ministério da Saúde executar agora, e perto de 40% desses recursos já foram usados”, disse.

RECURSOS PARA RORAIMA

O ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello já havia afirmado nessa terça-feira (23), em audiência virtual da Câmara Federal que enviará 200 profissionais de saúde para Roraima. Pazuello também apresentou um balanço das ações tomadas pela Pasta federal em relação ao combate contra o vírus. Em Roraima de acordo com o Ministério, já foram direcionados:

  • 15 leitos de UTI habilitados para tratamento de pacientes com Covid-19;
  • 100 mil comprimidos de Cloroquina e  44.280 cápsulas de Oseltamivir, medicamentos usados para tratamento do coronavírus
  • 353 mil Equipamentos de Proteção individual (EPIs);
  • 80.824 exames para diagnóstico do coronavírus e 16.520 testes rápidos;
  • 105 ventiladores pulmonares
  • 40 médicos direcionados por meio do programa Mais Médicos Covid-19
  • 2.130 profissionais, residentes e estudantes da área da saúde cadastrados no Brasil Conta Comigo, para fortalecer o atendimento.
  • 231 mil doses de vacinas distribuídas e 114.791 aplicadas

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here