Gabriela, de 8 anos, pergunta sobre o coronavírus. Foto: Reprodução/Livro ‘Os pequenos perguntam

“Quem criou o coronavírus?”, “por que a gente está de quarentena?”. Essas e outras dúvidas são respondidas no livro “Os pequenos perguntam”, produzido por professores das universidades Estadual e Federal de Roraima e do Instituto Federal do Espírito Santo.

A obra, disponível em formato digital, foi criada durante a pandemia do novo coronavírus e reúne mais de 30 perguntas de estudantes das séries iniciais que vivem as incertezas causadas pela Covid-19. São 77 páginas ilustradas com as fotos das crianças que fazem as perguntas, e as respostas com linguagem simples e didática.

Em entrevista ao portal de notícias Roraima 1, duas professoras da Universidade Estadual de Roraima (UERR) que integram a lista autores do e-book contaram sobre a produção.

A professora doutora Ivanise Maria Rizzatti explica que tanto os pesquisadores da UERR quanto os do Instituto Federal do Espírito Santo já desenvolvem projetos com crianças focando na divulgação científica.

“Em Roraima, mais especificamente, já foram desenvolvidas algumas dissertações envolvendo material para crianças, e na feira estadual de ciências sempre desenvolvemos ações voltadas para a divulgação da ciência para diferentes públicos”, contou.

De acordo com a professora doutora em Biociências e Biotecnologia, Germana Bueno Dias, o livro começou a ser produzido ainda em março, logo que a quarentena foi decretada em Boa Vista, e foi lançado em abril.

“Todo o trabalho foi feito online, as imagens e vídeos foram enviados pelos pais das crianças”, disse a autora, acrescentando que esse trabalho também faz parte do seu pós doutorado.

Além das páginas de perguntas e respostas, a obra ensina o cordel “Água e sabão é a prevenção”, assinado pelo professor doutor Rodrigo Oliveira, que também é cordelista. Os versos recitados pelas crianças foram divulgados em vídeo no YouTube.

Em dois meses de lançamento, o e-book já foi acessado por diversos países e os autores trabalham numa versão impressa.

“Uma versão impressa está sendo produzida para ser distribuída gratuitamente aos alunos do ensino básico das redes de educação do Espírito Santo e de Roraima, assim que as atividades presenciais nas escolas retornarem”, garantiu Germana.

“Os pequenos perguntam” é respondido por integrantes do Grupo de Estudos em Microscopia (GEM), projeto de extensão desenvolvido no Espírito Santo. O material está disponível em português e gratuitamente no portal do grupo de estudos e faz parte da série Coleção de atividades didático-pedagógicas em microscopia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here