Posto de Saúde em Vila Vilena, no Bonfim. Foto: Arquivo pessoal

Pacientes que buscaram atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Vilena, no município de Bonfim, relataram falta de preparo dos profissionais de saúde para lidar com casos de malária. Conforme dados divulgados pela Saúde de Roraima, o estado registrou no primeiro trimestre desse ano 3,9 mil casos da doença.

Prefeitura de Bonfim informou, por meio de nota, que recentemente foram registrados cinco casos da doença no município e que todos os pacientes receberam tratamento médico.

Um dos pacientes, que pediu para não ter a identidade divulgada, relatou que ele e outras pessoas, que são agricultores das vicinais 1, 2 e 3 da região, estiveram na unidade de saúde na última quarta-feira (24), mas não tiveram assistência.

“Tenho a informação que três pessoas foram contratadas nesse último mês, que passaram no seletivo da saúde. Dessas, uma não fez capacitação e está atendendo a gente no posto, mas não sabe tirar uma lâmina”, relatou.

O paciente conta que, além disso, os atendimentos nas vicinais deixaram de ser realizado, por conta da pandemia, e um número de telefone informado para realizar os atendimentos, mas não há resposta.

O que a prefeitura diz
A Prefeitura de Bonfim informou que foram registrados recentemente cinco casos da doença, sendo quatro na vicinal 3 e um em Vila Vilena. Todos os pacientes fizeram exames e receberam tratamento médico.

“Nossa equipe da Vigilância Epidemiológica esteve nos locais onde a doença foi registrada e adotou todas as providências pertinentes, como borrifação intradomiciliar e investigação para identificar a origem da malária. Os casos foram notificados e os pacientes foram imediatamente medicados com remédios para malária”, explicou a secretária municipal de Saúde, Lisete Spies.

Ela acrescenta que os técnicos da Vigilância Epidemiológica seguem nas regiões atuando no combate à malária.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here