Foto: divulgação

Faltando 12 horas para  fim do prazo, 3,9 mil mil contribuintes em Roraima ainda não declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020. Até esta terça-feira (30) 61 mil declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal – equivalente a 93% de um total de 65 mil que o órgão espera receber em Roraima neste ano. O prazo para que os contribuintes possam juntar os recibos, preencher e enviar o documento termina às 22h59 (horário de Brasília).

Em razão da pandemia de coronavírus, o prazo para a entrega da declaração foi prorrogado do dia 30 de abril para esta terça. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.

O vencimento das cotas também foi prorrogado. A primeira ou única cota vence no dia 30 de junho de 2020, enquanto as demais vencem no último dia útil dos meses subsequentes.

A Receita alerta ainda para que o contribuinte não deixe a entrega da declaração para os últimos dias. “É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, afim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”, diz o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir,

Vale lembrar ainda ainda que o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e eventual restituição.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here