Avenida Jaime Brasil, corredor comercial do Centro de Boa Vista. Foto: Roraima 1

O emprego foi fortemente afetado pela crise do coronavírus, sobretudo, no setor do comércio. Análise feita pela Fecomércio-RR com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que 652 pessoas que trabalhavam no comércio foram demitidas no estado entre abril e maio. Com isso, nos cinco cinco primeiros meses do ano o comércio de Roraima já perdeu 752 postos de trabalho com carteira assinada.

Os 121 postos de trabalho perdidos em maio ainda são inferiores ao abril, recorde registrado no ano, quando 531 foram demitidos. Com a análise, o setor puxou a perda de postos de trabalho no estado em maio, quando 387 foram demitidos no estado

O comércio varejista foi o segmento do comércio que mais perdeu postos de trabalho no ano, (-689 postos); seguido do comércio por atacado (-40) e o comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-23).

Assim como ocorreu com o comércio, a grande maioria dos segmentos de serviços também vêm registrando perdas de postos de trabalho no acumulado do ano. Com destaque para as atividades vinculadas ao turismo, que nestes cinco primeiros meses de 2020, já perderam 239 empregos formais.

A única atividade do turismo que apresentou crescimento no acumulado do ano, foi a de agência de viagens e operadores turísticos, que criaram 25 novos postos de trabalho. Em contrapartida, os restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas perderam 133 postos de trabalho; e o transporte rodoviário de passageiros perdeu 78 postos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here