Militares do Exército já realizam operações para combater garimpo ilegal em Roraima - Foto: Exército Brasileiro

O governo federal anunciou que baixará um decreto na sexta-feira prorrogando a Operação Verde Brasil até 6 de novembro. A norma garante o emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Roraima e mais oito estados que compõem a  Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão., para a realização de ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionada ao desmatamento ilegal, além do combate a focos de incêndio.

Segundo informações do governo, em quase um mês da operação, foi realizada inspeção em mais de 1,9 mil embarcações, sendo que 105 foram apreendidas. Além disso, quatro mil veículos foram vistoriados e 108 retidos por irregularidades. Quase 14 mil metros cúbicos de madeira ilegal foram confiscados e mais de R$ 99 milhões de multas ambientais foram aplicadas.

As ações da operação ocorrem em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais da Amazônia Legal. A Verde Brasil é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão começou em 11 de maio, com foco em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.

Perigo na mata.  Desmatamento de agosto a junho sobe 62%, aponta sistema de alerta do Inpe

Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here