Capa do livro. Foto: Reprodução

A luz, a vida, as plantas, a água, o ambiente terrestre e a biodiversidade norteiam a segunda edição do cordel ‘Iluminando os caminhos da vida na Terra’. O livro é de autoria do professor doutor em botânica Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira.

Disponível para download gratuito desde o último dia 9 de julho, no site da Universidade Estadual de Roraima (UERR), o livro em formato digital é resultado de um projeto de exposição científica que reuniu, ainda em 2017, professores da instituição e também da Universidade Federal do estado.

O trabalho já teve uma primeira edição, mas agora é contado em versos de cordel. “Na época teve um livro da exposição, entregue ainda durante o evento, com base em infográficos que foram usados na atividade. Os professores produziram textos com os tópicos, que são esses os tópicos do livro [2ª edição]. Eu peguei esse texto e adaptei para o cordel”, explicou o pesquisador.

Rodrigo Leonardo fala que o livro passeia pela origem da vida, microorganismos, átomos e tudo o que abrange as ciências da natureza. Ele, que já acumula incontáveis obras da literatura de cordel, conta que ciência aliada à educação é uma forma de popularizar o conteúdo.

“O cordel é muito natural na minha vida e eu tento ‘cordelizar’ as coisas para divulgar e popularizar mais a ciência. Que seja um atrativo a mais para o público”, comentou.

‘Iluminando os caminhos da vida na Terra’, com 42 páginas e mais de 20 textos de cordel, é ilustrado pelo artista Lindomar Bach, e todas as imagens foram selecionadas pelo o autor.

Confira trecho de um dos versos:

A luz como onda
Pois é no núcleo solar

Que acontece fusão
Dos núcleos de Hidrogênio
Que lugar ao Hélio dão
E enorme energia
Dá-se como produção.
A energia do sol
Que então é produzida
Vai pra todo o espaço
Sendo então emitida
Em eletromagnéticas
Pelas ondas transmitidas.

O autor
Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira nasceu em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, em 1981. Desde a infância, teve contato com diversas manifestações culturais do Nordeste, dentre elas a Literatura de Cordel.

É professor de botânica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima, desde 2006. Em 2008, começou a escrever cordéis sobre lendas, mitos e belezas de Roraima. E desde 2011, desenvolve ferramentas para o ensino, popularização e divulgação da Ciência.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here