Denarium havia pedido à Assembleia autorização para vender complexo - Foto: Divulgação

O governador Antonio Denarium (sem partido) sancionou a lei que autoriza a venda ou a cessão onerosa do Complexo Agroindustrial Silos Graneleiros do Monte Cristo, que fica na BR-174, zona Rural de Boa Vista. O documento foi publicado na última edição do Diário Oficial do Estado (DOE).

A permissão para a venda ou a cessão do espaço foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Roraima após Denarium ter enviado projeto de lei em que pedia autorização para a venda do complexo.

De acordo com o governo, o termo de cessão do complexo à Cooperativa Grão Norte, que explorava o espaço foi renovado diversas vezes, sendo a última, em 2017, cancelado após terem sido constatadas diversas irregularidades no procedimento.

O local vinha sendo usado para guardar grãos de produtores, mas no início do ano, foi alvo de denúncias por conta do desvio de milhares de sacas de grãos. O prejuízo milionário teria atingido vários produtores de Roraima, entre eles o próprio governador, que retomou a administração dos silos em abril deste ano.

O documento prevê ainda que caso a Safra de 2020 seja antecipada, o Estado fica autorizado a celebrar contrato de permissão de uso, de forma gratuita, para garantir o funcionamento do complexo durante o referido período.

O Complexo Agroindustrial Sinos Graneleiros de Monte Cristo tem capacidade para armazenar 27 mil toneladas de grãos, equivalente a 540 mil sacas de produtos. Em abril, a unidade da cooperativa foi repassada ao governo de Roraima após 20 anos sob a responsabilidade da Grão Norte. Desde então, está nas mãos do Executivo estadual.

No fim do mês passado, o governador Antonio Denarium (sem partido) enviou projeto de lei à Assembleia pedindo a permissão para a venda do complexo.

Trata-se do sumiço de 200 mil sacas de grãos que estavam no depósito da Cooperativa Grão Norte, um prejuízo que pode chegar até R$15 milhões.

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here