Grêmio e Internacional se enfrentam hoje sem a presença de torcedores - Foto: SC Internacional

Foram quatro meses de espera. Enfim, ainda em meio a luta contra a pandemia do coronavírus, a bola vai rolar, de novo, no Campeonato Paulista.  Para Corinthians e Palmeiras, um momento ainda mais especial, pois este retorno será marcado justamente pelo Derby, agendado para às 21h30 (Brasília), na Arena de Itaquera.

Não bastasse toda a rivalidade de mais de 100 anos, o confronto válido pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase também colocará em jogo, principalmente, o futuro dos mandantes no torneio.

Tiago Nunes não terá Victor Cantillo, que testou positivo para a covid-19, Léo Santos, que levou uma pancada no treino, e Jô, que não foi inscrito a tempo. Pedro Henrique, Yony González e Richard também deixaram o elenco em meio a preparação para o clássico.

Em compensação, Danilo Avelar e Ramiro estão de volta após longo período em tratamento.

Os treinos foram todos fechados. O treinador alvinegro sequer concedeu entrevista coletiva desde a reapresentação. As maiores dúvidas estão na zaga, entre Danilo Avelar e Bruno Méndez, e na lateral esquerda, onde concorrem Sidcley, Carlos e Lucas Piton.

Pela primeira vez, o embate não terá torcedores como testemunhas. Um desfalque de peso para os corintianos, já que estarão em casa. A relação mais próxima com um gramado tão peculiar será a única vantagem a ser tirada sobre os palmeirenses.

Nada, porém, será lembrado após o apito final. Para o Corinthians, esta quarta-feira será de decisão. As consequências do Derby devem trazer reflexos incalculáveis, seja para o bem ou para o mal.

Para o Palmeiras, os reflexos deverão ser mais moderados. A equipe ainda não está classificada para o mata-mata, mas não está distante da vaga como o rival. O Verdão, porém, volta da paralisação com muitas mudanças e pontos de interrogação.

Além de perder Dudu, emprestado ao Al Duhail do Catar, o Alviverde não terá o zagueiro Gustavo Gómez, que não teve novo vínculo registrado a tempo, e ainda aguarda a situação de Rony.

Principal reforço do clube no ano, o atacante foi suspenso pela Fifa por quatro meses pelo imbróglio envolvendo sua saída do Albirex Niigata. O clube aguarda resposta de pedido de efeito suspensivo para saber se contará ou não com o jogador para esta quarta-feira.

Expulso no último jogo antes da parada, Marcos Rocha também desfalca a equipe. Já Gabriel Veron, cotado para assumir a vaga de Rony, teve lesão muscular e também está fora.

Assim, o Palmeiras tem dúvidas na lateral-direita, meio-campo e ataque. À principio, Gabriel Menino ou Mayke assumem a função na defesa; o meio vem com o trio Bruno Henrique, Ramires e Raphael Veiga (ou Lucas Lima) e o ataque tem Gustavo Scarpa, Willian e Luiz Adriano.

Na tabela, o Palmeiras ainda precisa vencer para se classificar sem depender de outros resultados. O Alviverde é o vice-líder do grupo B com 19 pontos, três a mais que o Novorizontino. Em caso de triunfo no Derby, o Verdão garante a vaga por conta do número de vitórias.

O time de Luxemburgo também disputa a primeira colocação da chave e da tabela geral. Líder, o Santo André tem os mesmos 19 pontos do Palmeiras, porém com uma vitória a mais. A equipe do ABC enfrenta o Santos, nesta quarta-feira, às 19h30, na Vila Belmiro; e recebe o Ituano, no Canindé, no próximo domingo.

GAÚCHO

Em ambiente absolutamente atípico, bem diferente da expectativa criada para o ‘GreNal das Américas’ onde a confusão tomou conta da partida válida pela fase de grupos da Libertadores, o clássico entre Grêmio e Internacional pelo Gauchão que ocorrerá na próxima quarta-feira (22) às 21h30 (horário de Brasília) no Estádio Centenário terá um papel mais de retomada do que de análise de estágio.

Se no último dia 12 de março os eternos rivais mediram forças dentro e fora das quatro linhas no duelo que terminou sem gols e com muitos expulsos, agora a ideia é tentar fazer as primeiras projeções de quem acabou mais prejudicado pela pausa forçadas das competições em razão da pandemia.

Analisando exclusivamente a questão de variedade de peças, os dois clubes conseguiram reter seus principais nomes apesar do complicado momento financeiro vivido pelo futebol em panorama global com exceção de Caio Henrique (titular da lateral-esquerda gremista que teve seu retorno pedido pelo Atlético de Madrid).

No caso do Inter, as baixas foram do lateral-esquerdo Erik e do atacante Gustavo, ambas peças que não faziam partida da equipe considerada como a principal de Eduardo Coudet.

Como se não bastassem as questões de negociação e/ou contusões, o diagnóstico positivo para o novo coronavírus se tornou outro elemento capaz de inviabilizar a presença de alguns jogadores. Segundo o último balanço dos clubes, enquanto o Grêmio perderá um atleta, infectado com a doença, o Inter tem quatro casos no elenco atual. Nenhum deles teve seu nome revelado.

Pensando na tabela de classificação do segundo turno no Campeonato Gaúcho, o impacto de um revés pode ser maior para o Grêmio do que para o Inter. Isso porque o Tricolor está em primeiro no Grupo B com nove pontos, apenas dois à frente do Caxias, enquanto o time do Beira-Rio tem sete, quatro a mais do que o Novo Hamburgo, permanecendo na ponta da chave mesmo em caso de derrota.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here