Município do Cantá. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cantá, no interior de Roraima, liberou o acesso a cachoeiras, rios, igarapés e balneários e também a volta de cultos e celebrações religiosas. As medidas sinalizam os primeiros sinais de reabertura no município. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Roraima, nesta terça-feira (4).

De acordo com o documento, o acesso aos banhos do município está liberado desde que  a entrada dos banhistas seja limitada a 30% da capacidade total do ambiente, para evitar aglomerações.

Além disso, será preciso manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro, exigir uso de máscaras de proteção e disponibilizar de álcool em gel ou álcool 70% para a higienização das mãos.

As mesmas medidas terão que ser adotadas pelos templos religiosos, que também tiveram a reabertura autorizada. Além disso, o número de atividades foi limitado a dois por semana. Fiéis que fazem parte do grupo de risco para Covid-19, como idosos, grávidas ou quem tenha alguma doença crônica não poderão ir às celebrações.

Outros ajuntamentos, como eventos, reuniões, eventos culturais, esportivos ou de lazer;  e atividades esportivas ao ar livre continuam vetados pelo menos até o dia 17 de agosto.

Estão liberadas as atividades em mercados, mercearias, açougues, padarias e farmácias. Os donos dos estabelecimentos deverão limitar a entrada de clientes por vez para evitar aglomerações e orientar os clientes para a manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro, além de fornecer álcool em gel ou álcool 70% para a higienização das mãos de seus clientes e máscaras e luvas para o uso obrigatório de seus funcionários.

Restaurantes, lanchonetes, bares e lojas de conveniências, estão autorizados ao funcionar nas modalidades delivery, drive-thru ou e com as mesmas exigências para outros estabelecimentos que foram liberados.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) nessa segunda-feira (3) , Cantá registrou oito mortes pela doença e 733 infectados.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here