Live mostra Romero Jucá em aglomeração inaugurando feira em Rorainópolis (Imagens: Reprodução/Facebook)

Ainda a respeito da entrevista concedida a uma rádio por Romero Jucá (MDB), esta semana, quem ouviu a longa participação dele ao vivo percebeu que algo não vai bem com o ex-senador. Definitivamente, a derrota nas eleições e a quarentena por causa do coronavírus devem ter mexido no psicológico daquele senhor de 66 anos de idade.

Depois de atacar todos os políticos que não fazem parte do grupo dele, de externar sua mágoa com o povo que não o reelegeu, Jucá  fez questão de falar de suas tatuagens, alegando que as pessoas teriam o direito de saber mais um pouco da intimidade de um “senador distante em Brasília”, como se ele ainda tivesse um mandato. É um sério alerta de possível falha na sanidade mental.

Pior que isso, Jucá participou da última conversa na entrevista, em tom de deboche, quando  foi sugerido ao ex-senador que a próxima foto dele poderia ser de camiseta, com sunga e uma lata de cerveja na mão. E seguiram os comentários  sobre um que tinha tatuagem na nádega direita, de outro que teria tatuagem que sugeriu ser em um lugar oculto e, por fim, de uma foto cujo comentário nem vale a pena comentar, por respeito ao leitor.

Se não for sinal de problema na saúde mental ou senilidade, de alguém que  não aceita a realidade, quadro piorado com a quarentena, que realmente provoca depressão, então Romero Jucá está seriamente desesperado para voltar ao poder, jogando todas as suas fichas nas eleições municipais, na tentativa de manter a hegemonia de seu grupo.

Conseguindo manter a Prefeitura em suas mãos, isso significa uma escada para tentar ter o domínio do Estado de Roraima, tudo o que ele sempre quis, cujo plano  é a prefeita Teresa Surita como seu instrumento político. Isso tem se tornado um pensamento fixo no ex-parlamentar, que decidiu se fantasiar definitivamente de senador.

E Teresa sempre mostrou submissão ao seu mentor e mestre, acatando e reverberando sempre o que Jucá determina, por isso está disposta a acompanhar o mestre, ainda que o comportamento dele tenha ficado muito estranho nesses últimos tempos.

 

Fazendo aglomerações em feira no interior

Aglomeração em feira provocou críticas durante transmissão ao vivo, em Rorainópolis (Imagem: Reprodução/Facebook)

Satisfeito com sua entrevista na rádio, onde mostrou comportamento preocupante, inclusive até se colocou como arauto da moralidade política, falando contra a corrupção, Romero Jucá foi perambular pelo interior do Estado, vestido de sua fantasia de senador que ele decidiu não mais tirar, mesmo ele pregando aos seus seguidores, nas redes sociais, para ficarem em casa e usarem máscara.

Mostrando uma severa contradição, enquanto o momento é para  se evitar aglomerações, o senador foi inaugurar uma feira no Município de Rorainópolis, no Sul do Estado, onde a live feita por ele mostrava explicitamente muita gente sem máscara e não obedecendo ao distanciamento social. É só esperar, agora, as próximas semanas, para ver o aumento de número de gente contaminada pelo coronavírus, naquela cidade.

Esse é mais um sinal de que Jucá não anda bem de saúde  ou está mesmo desesperado para voltar ao poder (uma possibilidade não elimina a outra), enquanto sai por aí vestindo sua fantasia de senador. Além do fato de ser um registro claro do que está sendo essa campanha eleitoral, de políticos que colocam a saúde da população em risco em reuniões e em inaugurações em busca de votos.

Mais uma cena lamentável.

 

Teresa continua asfaltando avenidas que já têm asfalto

Na Avenida Ville Roy, asfalto está sendo retirado para que novo recapeamento seja feito

Não se trata de um pleonasmo. Em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita (MDB) continua retirando o asfalto das principais avenidas do Centro para recapear de novo, torrando milhões nessas obras, enquanto muitas ruas e avenidas nos bairros estão na buraqueira, na lama durante o inverno e na poeira durante o verão.

Um capa asfáltica novinha em folha está sendo colocada na Avenida Ville Roy, no trecho leste, que dá acesso aos bairros nobres, onde a pavimentação não apresenta qualquer problema, nem sequer um mínimo buraco aberto na pista.

Foi assim também em outras avenidas na área central, como a Capitão Júlio Bezerra, que dá acesso aos bairros nobres das zonas Norte e Leste, e a Ene Garcez, onde está localizado o complexo poliesportivo Ayrton Senna, o atual bibelô eleitoral de Teresa, local consumidor de altas somas de recursos federais em reformas por cima de reformas.

Está bem cristalino que a prioridade da prefeita e de seu mentor e mestre, Jucá, são as avenidas centrais, como se apenas a classe média e os empresários votassem. Enquanto isso, todos os bairros da Zona Oeste padecem com vias em precárias condições, especialmente neste momento de chuvas intensas.

São cerca de R$31 milhões em recapeamento na Avenida Ville Roy, onde sequer precisava de um serviço de tapa-buraco. É uma inversão de prioridade difícil de aceitar pela grande parcela da população que mora nos bairros periféricos ou por quem tem o mínimo de bom senso.

Fantasia de senador e prefeito

Romero Jucá foi entregar obras para empresários da Avenida Capitão Júlio Bezerra (Imagem: Reprodução/Facebook)

E advinha quem foi lá com os empresários da Avenida Capitão Júlio Bezerra, esta semana,  “inaugurar” e entregar a obra de recapeamento do asfalto que já existia? Ele mesmo, Romero Jucá, fantasiado de senador e como prefeito ad hoc, sem qualquer constrangimento ao preterir os bairros afastados do Centro, enquanto avenidas centrais têm asfalto retirado para receber novo recapeamento.

*Colunista

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here