Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Foto: Arquivo/Secom-RR

O maior presídio de Roraima, a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, tem 31 presos e 42 servidores infectados pelo novo coronavírus, conforme último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual Saúde, divulgado nesse sábado (8).

Em todo o sistema prisional do estado, o número de detentos que testaram positivo para a doença chega a 99. Já de funcionários, o total chega a 98. Sete detentos morreram vítimas da doença.

Os casos da Covid-19 foram confirmados na Penitenciária Agrícola, Cadeia Pública Masculina, Cadeia Pública Feminina e Centro de Progressão Penitenciária. As unidades prisionais ficam na capital Boa Vista.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sejuc), por meio de nota ao Roraima 1, as medidas do plano de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, no sistema carcerário estadual, ocorrem desde o mês de março.

Entre as providências adotadas, a Sejuc citou: avaliação, realização de teste e quarentena para todos os novos apenados, em local separado, antes do ingresso deles nas áreas de convívio com os demais presos das unidades carcerárias; separação dos internos que apresentam sintomas de infecção pelo vírus; isolamento dos infectados e tratamento médico.

“Além disso, há equipes médicas trabalhando em todas as unidades. Os agentes penitenciários estão recebendo equipamentos de proteção individual, entre os quais, luvas e máscaras, além de álcool em gel 70%”, informou a pasta.

Por decisão judicial, as visitas nas unidades prisionais estão suspensas até o final do mês de setembro. “A Sejuc vai trabalhar para que, a partir do mês de outubro, os familiares possam visitar os apenados nas unidades prisionais”, informou.

Roraima registrou, até esse sábado, 36.387 casos de coronavírus. O estado já contabiliza 547 mortes causadas pelo vírus.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here