Projeto: divulgação Ascom/ Seapa

O Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (Caau), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), repudiou a readequação do projeto proposto pelo Governo de Roraima para a reforma da Feira do Passarão, no bairro Caimbé, zona Oeste de Boa Vista.

Em nota de posicionamento nas redes sociais, a organização afirma feira se tornou destaque, se constituindo com um ponto de referência em Boa Vista. “A feira em particular se diferencia justamente pela estrutura da cobertura, inspirada nas asas do Passarão, ave presente na região amazônica, justificando também o seu nome”.

Na última sexta-feira (7), o governo de Roraima anunciou uma readequação do projeto, mudando a estrutura do local. As obras, previstas para iniciarem no primeiro semestre de 2021, serão executadas com recursos de emenda parlamentar.

Ainda de acordo com a entidade, o governo está “propondo uma forma quadrada, vazia e sem significado, subjugando o valor cultural da Feira do Passarão e desvalorizando a sua forma arquitetônica”. O Centro, no entanto, se posicionou a favor da reforma do prédio.

Fundada em 1995, a feira foi interditada em 2017, por conta de falhas na estrutura. Em março de 2018, a reforma foi iniciada e desde então não foi concluída. Atualmente, os feirantes vendem seus produtos em um espaço improvisado ao lado da estrutura.

Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura esclareceu que o projeto da nova Feira do Passarão foi feito após audiência pública com os feirantes que trabalham no local. A obra foi iniciada com o primeiro projeto de reforma, que mantinha o telhado no formato original. Porém, esse mesmo telhado é motivo de transtornos no período chuvoso. Por ser muito alta, a estrutura não protegia o ambiente por completo e acabava molhando as mercadorias, os feirantes e as pessoas que frequentam o local.

Ainda de acordo com a Seinf, o novo projeto também proporciona mais segurança para os feirantes e frequentadores. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa também que o novo projeto vai contemplar a reconstrução total dos boxes que ficarão com amplo espaço, praça de alimentação e sistema de ventilação.

1 comentário

  1. povinho sem futuro, nunca se preocuparam nem com os feirantes e nem com a FEIRA que nunca recebeu atenção de qualquer instituição pública para fins de manutenção ou reforma e pedido de tombamento por parte do órgão competente. portanto, desde já, eu espeto que drixem a hipocrisia e a política de oposição de lado e o velho pensamento do quanto pior melhor, sem se preociparem as famílias que depederm do local para buscar o seu digno sustento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here