Dom Mário Antônio, Bispo de Roraima. Foto: arquivo/ Diocese

O bispo de Roraima, dom Mário Antonio da Silva, completa 10 anos de ordenação episcopal na Amazônia nesta quinta-feira (20). Inserido no contexto nortista, o bispo possui um legado de prestígio na qual dedica sua trajetória aos povos do lavrado, indígenas, ribeirinhos e comunidades pobres.

Na jornada como missionário, dom Mário Antônio da Silva atua em Roraima desde setembro de 2016 e a experiência com o estado também possibilitou o bispo a anunciar o evangelho e prestar apoio para os cristãos migrantes e refugiados.

O missionário do evangelho não mede esforços para difundir a palavra cristã e atualmente se divide para atender suas demandas como bispo de Roraima, segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente da Cáritas Brasileira até 2023. “São três serviços, mas uma única missão que dá sentido e significado ao meu episcopado, que é testemunhar e servir a exemplo de Jesus Cristo”, diz o bispo.

Com humildade e carinho pelas pessoas que conheceu nesse longo percurso, dom Mário Antônio se orgulha do desempenho de sua missão na Amazônia. “Ser bispo de Roraima é uma fonte de alegria e crescimento. Me faz bem o contato com as famílias e comunidades. Como membro da CNBB, procuro me empenhar na comunhão com o episcopado regional e nacional com o compromisso de caminharmos juntos a serviço da igreja no Brasil”. “A Cáritas é uma verdadeira escola de caridade para todo cristão e pessoas de boa vontade. Interpreto esse serviço como algo que me ajuda a crescer na dimensão da solidariedade e da esperança”, pontua.

A linha de atuação na qual o sacerdote dedica seu trabalho hoje se concentra no anúncio da Boa Nova, ano da graça do Senhor e na denúncia das injustiças e opressões que sofrem os empobrecidos e ameaçados cristãos. “Procuro assumir o plano pastoral da Diocese com suas prioridades de forma renovada e missionária. Tudo isso ao lado do protagonismo dos cristãos leigos, da colaboração nobre e indispensável do clero, diáconos e presbíteros e, da vida religiosa consagrada”, reforça dom Mário.

Foto: arquivo/ Diocese

Ação de Graças 

Os integrantes da igreja católica em Roraima celebram com dom Mário Antônio hoje (20) a “Santa Missa em Ação de Graças” pelo dom da vida, ministério de doação e serviço às comunidades pobres. A transmissão da missa ocorrerá às 19h, nos perfis oficiais da Diocese de Roraima: YouTube e Facebook.

Ordenação

A ordenação de dom Mário Antônio da Silva ocorreu na Catedral de Jacarezinho em 20 de agosto de 2010, em uma missa presidida por dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel. A missa de acolhida na arquidiocese de Manaus ocorreu no dia 12 de setembro de 2010, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição. De acordo o missionário, o maior destaque da sua missão ao longo desses dez anos na Amazônia se resume no aprendizado contínuo com o povo na diversidade cultural e na religiosidade popular. “A minha vida na Amazônia me fez crescer na dimensão humana, cristã e também como ministro ordenado na dimensão do episcopado”, afirma.

Além de sua década operando no episcopado amazônico, o bispo estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Divino Mestre, da diocese de Jacarezinho no estado do Paraná e possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, localizada na Itália.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here