Relógios foram instalados diretamente nas paredes - Foto: Arquivo Pessoal

Moradores da comunidade Água Fria, em Uiramutã, ao Norte de Roraima, entraram em contato com o Roraima 1 e denunciam que estão sem energia desde o dia 28 de junho, após um gerador, que havia sido consertado pela Roraima Energia, novamente apresentar defeito e deixar a comunidade às escuras.

“O nosso gerador estava derramando óleo, mas estava funcionando. Eles disseram que iria levar e deixaram um gerador reserva, mas não deu dois dias e este motor pifou. Em dois dias, entramos em contato com a empresa e eles disseram que iriam mandar o motor, mas por conta das chuvas, a ponte que dava acesso a comunidade caiu. A população se juntou e carregou o motor consertado sobre algumas tábuas. Não deu nem uma hora e o motor pifou”, relata a professora Lourdes Brito.

A comunidade, que fica a cerca de 375 km de Boa Vista é ponto de referência para outras dez comunidades próximas. Há pouco mais de dois anos, o abastecimento energético ficou por conta da Roraima Energia. Antes, o fornecimento era feito pela Companhia Energética de Roraima (CERR). Moradores relatam que o problema do desabastecimento tem sido bastante comum.

“Aqui nós já estamos acostumados a passar por vários problemas de estrutura por problemas nas estradas e pontes, mas quando estávamos com a CERR, não tínhamos esse tipo de problema na energia. Depois que a Roraima Energia veio pra cá, começamos a ficar sem energia”

Por ser referência para outras comunidades, Água Fria concentra a maior parte do comércio da região. Mas sem energia, os comerciantes tiveram que se adaptar como podem para não fechar as portas.

“Os comerciantes compraram um gerador pequeno para manter os negócios, mas compram pouca quantidade de mercadoria porque não podem ficar com o aparelho ligado por muito tempo, mas outras pessoas da comunidade estão sem energia”, conta ainda Lourdes, que também é vereadora do município.

Outros setores como a educação e saúde também foram completamente afetados. Sem energia, os computadores e as impressoras não funcionam para para preparar as atividades remotas durante o período da pandemia.

“Nossas lideranças já fizeram essa cobrança à empresa responsável, mas sem resposta. Estamos tendo mais um direito violado. Isso é total desrespeito com os mais necessitados. Mesmo que quiséssemos e tivéssemos como, fica totalmente inviável e oneroso sairmos daqui para ir a Boa Vista comprar comida”, complementa outro morador.

RELÓGIOS

Os moradores denunciaram ainda que os relógios foram instalados de forma precária diretamente nas paredes e pilastras das casas e estabelecimentos comerciais, em vez de serem instalados em postes padrão e do lado externo das casas. “Isso além de ilegal é totalmente arriscado”, concluiu a professora.

Em nota, a Roraima Energia informa que o motor gerador da Comunidade Água Fria, apresentou falhas técnicas comprometendo o fornecimento de energia, tendo que ser trazido a Boa Vista para manutenção.

A empresa informou ainda que o motor já está pronto para ser levado à comunidade, mas a ponte que dá acesso a Água Fria, foi levada pela enxurrada, impossibilitando a ida do Grupo Gerador. Estamos aguardando para que o acesso  à comunidade seja restabelecido o quanto antes, para que a população volte a ter energia o mais rápido possível.

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