Parlamentar foi denunciado pela ministra Rosa Weber - Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A ministra Rosa Weber autorizou a abertura de inquérito contra o deputado federal por Roraima, Hiran Gonçalves (Progressistas) e mais oito deputados e um senador por irregularidades na contratação de empresas com dinheiro da cota parlamentar. Segundo despacho da magistrada do dia 21 de agosto publicado hoje, os parlamentares apresentaram, como prova da contratação, notas fiscais com “fortes indícios de inconsistências”.

Além de Gonçalves, Rosa abriu inquérito contra o senador Romário (PSD-RJ) e contra os deputados Sérgio Brito (PSD-BA), Carlos Henrique Amorim (DEM-TO), Silas Câmara (Republicanos-AM), Danilo Jorge de Barros Cabral (PSB-PE), Benedita da Silva (PT-RJ), Fábio de Almeida Reis (MDB-SE), Jéssica Rojas Sales (MDB-AC) e Fausto Ruy Pinato (PP-SP).

A ministra ainda enviou para a Justiça Federal do Distrito Federal pedidos de investigação contra o senador Márcio Bittar (MDB-AC) e 18 ex-parlamentares. No caso de Márcio Bittar, Rosa declinou da competência porque a acusação se reporta a fatos anteriores ao mandato do senador.

De acordo com o pedido de abertura de inquérito, os parlamentares gastaram dinheiro da Cota Parlamentar para contratar a empresa Atos Dois Propaganda e Publicidade Ltda (Xeque Mate Comunicação e Estratégia).

Na petição, assinada pelo vice-PGR, Humberto Jacques de Medeiros, a Atos Dois é descrita como uma “uma unidade empresarial voltada para a prática de ilícitos, com a utilização de empresas de fachada e de ‘testas de ferro’, possuindo como sócios pessoas com padrão de vida simples”.

A reportagem tenta entrar em contato com assessoria e aguarda o retorno.

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here