Avenida Jaime Brasil, corredor comercial de Boa Vista. Foto: Roraima 1

Os Serviços em Roraima registraram aumento 8,2% em julho, mas ainda não conseguiu recuperar as perdas causadas pela pandemia de coronavírus, com queda de -5,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (11). O setor abrange atividades ligadas a transporte, turismo, telecomunicações, academias, entre outros.

A alta no índice é a segunda seguida, mas insuficiente para repor a queda recorde registrada em abril, no auge da pandemia e do isolamento social, quando as atividades financeiras no setor caíram 16,4%, queda recorde para o setor no estado, segundo o Instituto.

Em julho, no Brasil, conforme a pesquisa, o índice de atividades turísticas apontou expansão de 4,8% frente ao mês imediatamente anterior. Foi a terceira taxa positiva seguida, período em que acumulou ganho de 36,1%. Contudo, o segmento havia mostrado uma expressiva perda acumulada entre março e abril (-68,1%).

Brasil

O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 2,6% em julho, na comparação com junho, engatando a segundo alta mensal seguida, segundo divulgou nesta sexta-feira (11) o IBGE. Apesar de acumular ganhos de 7,9% em dois meses, o setor ainda não conseguiu eliminar as perdas registradas entre os meses de fevereiro e maio e segue 12,5% abaixo do patamar pré-pandemia.

Das cinco atividades pesquisadas, quatro tiveram alta na passagem de junho para julho, com destaque para os serviços de informação e comunicação (2,2%) e de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,3%).

Já os serviços prestados às famílias, que inclui hotéis, restaurantes, serviços de bufê e atividades de condicionamento físico, registraram queda de 3,9%, após avançar 12,2% entre maio e junho. Na comparação com julho de 2019, a queda foi de 54,9%. No acumulado no ano, o tombo é de 38,2%.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here