Foto: Google Street View

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou para esta segunda-feira (14) a retomada das atividades em Roraima e em parte das agências no Brasil, fechadas desde março devido à pandemia de coronavírus. No estado, as agências em Boa Vista e em Caracaraí e Rorainópolis, ao Sul do Estado, reabrirão hoje.

Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados, incluindo, em alguns casos, a retomada das perícias médicas previdenciárias, que ocorrerão apenas em unidades específicas.

De acordo com o instituto, cerca de 600 agências estarão reabertas no Brasil — o número representa menos da metade das unidades, mas corresponde às maiores agências, as que têm maior capacidade de atendimento. O governo deve divulgar ao longo da semana a lista completa das agências abertas, mas garante que o segurado já pode consultar a informação no aplicativo “Meu INSS” ou no telefone 135. O horário de funcionamento das agências será de 7h às 13h, de segunda a sexta.

Procedimentos para reabertura

Além do número limitado de atendimentos, as pessoas que forem às agências devem usar máscaras e ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência, e ainda será orientado a procurar um serviço médico.

As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas. Servidores do INSS usarão equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. No caso das agências que contarão com o serviço de perícia médica previdenciária, houve um reforço ainda maior nos protocolos de higiene.

Entre os serviços que poderão ser realizados presencialmente estão o cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não não está no cadastro oficial), reabilitação profissional e perícia médica (apenas em algumas agências).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here