Mike Pompeo e Ernesto Araújo. Foto: Roraima 1

Durante a visita do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo à Roraima, o chefe da diplomacia americana disse não reconhecer como legítimo o governo de Nicolás Maduro na Venezuela. A série de declarações contra o presidente do país vizinho foi dada durante coletiva de imprensa na Base Área de Boa Vista na tarde desta sexta-feira (18).

Pompeo não poupou críticas ao governo do país vizinho e disse ser ilegítima a atuação de Maduro no comando da Venezuela. Ele ainda destacou um apoio no valor de 30 milhões de dólares  ao governo brasileiro para minimizar os efeitos da pandemia.

Alinhado a Pompeo, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, concordou e disse que para o governo brasileiro, o legítimo presidente venezuelano é Juan Guaidó.

As declarações precedem as eleições presidenciais dos Estados Unidos, onde o presidente Donald Trump tenta a reeleição. Segundo analistas internacionais, a visita à América do Sul pode trazer resultados positivos para Trump junto aos imigrantes que vivem e votam nos EUA.

O Secretário de Estado americano e ministro se encontraram a portas fechadas para debater as relações econômicas entre os dois países no período pós-pandemia. Ambos visitaram durante a tarde o Centro de Acolhimento e Triagem da Operação Acolhida, no bairro 13 de setembro, e um projeto de higienização de imigrantes em situação de rua, na igreja Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente.

A agenda do chefe da diplomacia americana segue pela Colômbia, Suriname e Guiana, até o próximo domingo (20).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here