Foto: Jorge Brazil

Roraima piorou sua posição no Ranking de Competitividade dos Estados, medido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Na edição 2020 do levantamento, que será divulgado nessa quinta-feira (17) em São Paulo, o estado perdeu quatro posição, caindo para o 25º lugar.

Fundado pelo cientista político Luiz Felipe d’Avila, o Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil, com conteúdos e iniciativas, como o próprio Ranking de Competitividade dos Estados, que reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades. Ao todo, 20 estados utilizam a funcionalidade.

O ranking, que leva em conta 10 quesitos, com 68 indicadores ao todo, é uma forma de avaliar a gestão pública das 27 unidades federativas do país. Os temas de análise foram divididos em: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Dos temas, Roraima apresentou retrocesso em relação a 2019 em Inovação (caindo cinco posições, com 6,4 pontos), Sustentabilidade Social (caindo três posições, com 6,5 pontos), Sustentabilidade Ambiental (caindo três posições, com 62,5 pontos), Educação (caindo duas posições. com 7,6 pontos) e Eficiência da Máquina Pública (caindo duas posições).
Em duas categorias – Segurança Pública e Eficiência da Máquina Pública – Roraima não chegou a nenhum ponto e amargou a última posição entre os estados.
No entanto, o estado subiu seis posições em Solidez Fiscal, chegando a 72,4 pontos, e subiu duas em Infraestrutura, chegando a 29 pontos.
Assim como nas edições 2018 e 2019, São Paulo segue liderando o ranking, com Santa Catarina  na segunda posição. O “top 4” é completado por Santa Catarina e Distrito Federal. Apesar de os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste estarem dominando a metade superior da lista, Amapá e Maranhão se destacaram nesta edição, apresentando o maior crescimento, com três posições acima cada.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here