Material apreendido com o ex-funcionário da empresa Grão-Norte. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem, de 38 anos, foi preso na sexta-feira (18), em Boa Vista, durante operação da Polícia Civil de Roraima. ‘Êxodo 23:16’ investiga o desvio de R$ 15 milhões em grãos do Complexo Agroindustrial de Silos Graneleiros, administrado pela cooperativa Grão-Norte.

O ex-funcionário da empresa Grão-Norte foi preso com três armas de fogo, sendo duas pistolas calibre 9 mm e um revólver calibre 38; 26 munições calibre 38, 179 munições calibre 9mm, cinco munições calibre 22; e a quantia de R$ 6.565,00 em espécie.

Além disso, o suspeito de participar do esquema estava com farta documentação relacionada aos desvios de grãos e dispositivos removíveis de armazenamento de dados.

A polícia explicou que esse material será submetido a análises e perícias para instruir os autos do inquérito policial e a futura ação penal.

A Operação ‘Êxodo 23:16’ teve por objetivo cumprir dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Roraima e São Paulo. O segundo suspeito de participar do esquema, o diretor da empresa, de 50 anos, está foragido.

No esquema, de acordo com a Polícia Civil, foram desviados grãos de soja, milho, sorgo e milheto oriundos da Safra/2019, que foram depositados por dezenas de grandes, médios e pequenos produtores, uma cooperativa e uma associação que representam pequenos agricultores.

Todos os envolvidos são investigados pela prática dos crimes de associação criminosa, estelionato qualificado, falsidade ideológica, apropriação indébita, fraude processual e lavagem de dinheiro.

A OPERAÇÃO – O batismo da Operação Êxodo 23:16 se deve ao teor do contido no versículo 16, do capítulo 23 do Livro de Êxodo da Bíblia Sagrada que diz: “E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here