Chanceler terá que dar explicações nesta quinta-feira (24) - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo foi convocado pela Comissão do Senado a dar explicações sobre a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, a Roraima na semana passada. A reunião ordinária começa a partir das 10 horas desta quinta-feira (24).

Os senadores também querem questionar Araújo sobre as críticas feitas tanto por ele quanto pelo secretário do Estado americano ao regime de Nicolás Maduro. Pompeo chamou o presidente da Venezuela de “narcotraficante”.

O chanceler brasileiro endossou a opinião e ainda disse que quem se preocupa com a parceria do governo brasileiro com a Casa Branca nesta questão é “quem teme a democracia”.

A visita foi rápida, de apenas três horas, mas causou várias reações negativas, tanto internas quanto externas. No Senado, logo vieram declarações contrárias à passagem do secretário de Estado norte-americano pelo Brasil. Alguns senadores chegaram a pedir o adiamento da votação na indicações de novos embaixadores que estava marcada para o começo desta semana.

O senador Telmário Mota (Pros), que solicitou a audiência com o chanceler, disse que Roraima tem uma relação pacífica com a Venezuela e que Pompeo trata o Brasil como “uma espécie de semicolônia”. No requerimento, Mota ainda repudiou os ataques feitos a Maduro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here