Foto: Divulgação

Não demorou para a  campanha eleitoral deste ano servir para desmontar algumas carapaças que revestiam a verdade sobre as eleições passadas, em que o eleitor elegeu o governador Antonio Denarium (sem partido) como o símbolo anticorrupção e pela moralidade da política. Mas tudo se revelou um grande embuste.

Ao chegar a disputa pela Prefeitura de Boa Vista, Denarium não se intimidou para mostrar a verdadeira cara, escolhendo um grupo da velha política com o grande propósito de ter apoio pensando em sua candidatura para reeleição em 2022. Em troca, o PSDB, que compõe esse grupo ao qual o governador entregou o governo, desistiu da ação que pedia a cassação de Denarium por compra de voto.

Em contrapartida, Denarium entregou a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Secretaria de Educação e todos os demais setores onde há cargos comissionados em grande número para fazer campanha eleitoral para a candidata desse grupo, a deputada federal Shéridan de Oliveira (PSDB), que está sendo guiada pelos senadores Mecias de Jesus (PRB) e Chico Rodrigues (DEM).

É aviltante o que está sendo feito com o Governo de Roraima, cuja população foi engabelada e induzida criminosamente a acreditar em uma nova política, inclusive chegando a eleger o policial rodoviário federal Antonio Nicoletti como deputado federal pelo PSL, o qual surfou na mesma onda, mas que apareceu na planilha do dinheiro distribuído por Denarium na campanha eleitoral passada, com a rubrica “ajuda de custo” no valor de R$10 mil. Mais uma máscara que caiu.

As últimas revelações provocaram um desalento muito grande nos que acreditaram na promessa da nova política, principalmente porque, pelo lado da Prefeitura de Boa Vista, o comando é feito por outro velho conhecido da política, o ex-senador Romero Jucá (MDB), campeão em processos judiciais e profundo conhecedor dos dutos cheios de lodo e lama em Brasília.

Tramando em voltar de alguma forma ao poder, Jucá manda e desmanda na Prefeitura, ditando os passos da prefeita Teresa Surita (MDB) e dando ordens ao candidato Arthur Henrique (MDB), em cuja candidatura o ex-senador deposita a sobrevivência de seu grupo; da mesma forma que Mecias e Chico comandam Denarium, determinando os passos de Shéridan. Tudo dentro do script do grande balaio da velha política.

O povo de Roraima caiu em mais um grande golpe e outra vez caminha ruminando, de cabeça baixa, rumo ao um novo abatedouro eleitoral, enquanto o Estado de Roraima se desmancha em desmandos nos principais setores, com a Prefeitura de Boa Vista também sequer dando conta de suas principais obrigações na saúde e saneamento básico, enquanto vive de inaugurações de praças.

São os mesmos atores do passado comandando os rumos do Estado e brigando pelos cofres da Prefeitura de Boa Vista. É a velha política com os antigos golpes.

*Colunista

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here