Pela primeira vez, Artilharia do Exército dispara com o Sistema ASTROS em ambiente operacional amazônico - Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

O Exército brasileiro gastou R$ 6 milhões somente em combustíveis e transporte para simular uma guerra contra a Venezuela na Amazônia em setembro, enquanto o governo Jair Bolsonaro declarou como persona non grato os representantes diplomáticos do governo Nicolás Maduro no país e reconheceu as pessoas indicadas por Juan Guaidó.

Segundo o jornal O Globo, o exercício de guerra foi desenvolvido em um campo de batalha em que soldados do país “Azul” tinham que expulsar invasores do país “vermelho”. As informações sobre a “guerra”, sem precedentes na história do país, foram obtidas via Lei de Acesso à Informação.

“Dentro da situação criada e com os meios adjudicados, foi a primeira vez que ocorreu este tipo de operação”, informou o Exército ao jornal. A simulação ocorreu entre os dias 8 e 22 de setembro e envolveu 3,6 mil militares nas cidades de Manacapuru, Moura e Novo Airão, no Amazonas.

No dia 18, Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, fez uma visita a Roraima. O encontro aconteceu um dia depois que o Itamaraty divulgou nota pregando a “extinção do regime ditatorial de Maduro”.

Segundo informações do próprio Exército brasileiro, “foram empregados diversos meios militares, tais como viaturas, aeronaves (aviões e helicópteros), balsas, embarcações regionais, ferry-boats, peças de artilharia, o sistema de lançamento de foguetes Astros da artilharia do Exército, canhões, metralhadoras, ‘obuseiro’ Oto Melara e morteiros 60, 81 e 120 mm, além de veículos e caminhões especiais”.

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e o comandante do Exército, Edson Leal Pujol, foram à região do “conflito” no dia 14 de setembro e acompanharam os disparos de mísseis.

3 comentários

  1. Isso só pode ser brincadeira desses milicos. É muita irresponsabilidade gastar essa fortuna com brincadeira de guerra contra um país destroçado, governado por irresponsáveis, cujo povo encontra-se na mais profunda miséria. Francamente,Brasil…

  2. Vocês não sabem do que falam, quero ver um exército defender a Amazônia BRASILEIRA sem adestramento ou simulação de invasores. Somente fracos de entendimento faz esse tipo de matéria sem colocar as verdades que o povo precisa realmente saber! A Venezuela não é uma ameaça ao Brasil, todos exércitos do mundo fazem esse tipo de treinamento e simulação.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here