Polícia Federal deflagra, nesta sexta-feira (16), segunda fase da operação contra desvio de recurso pública na saúde de Roraima. Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (16) a segunda fase da operação Godfather, deflagrada em dezembro passado, que desarticulou um grupo criminoso que atuaria em fraudes em licitações e desvios de recursos públicos da Saúde em Roraima.

As investigações indicam que o ex-deputado federal Abel Galinha (DEM-RR) exerceria ingerências na Secretaria, tanto durante quanto após seu mandato, condicionando pagamentos que deveriam ser feitos pelo órgão à empresa do esquema ao recebimento de propinas.

A reportagem do Roraima 1 ainda não conseguiu contato com o ex-parlamentar.

Também é alvo das medidas um Procurador do Estado, que receberia valores do esquema, segundo informou a PF.

Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista, expedidos pela 4ª Vara Federal de Roraima, após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do Ministério Público Federal.

O inquérito policial aponta para fraudes envolvendo mais de 14 milhões em contratos da Secretaria de Saúde de Roraima, nos períodos entre agosto de 2017 e abril de 2019.

As investigações indicaram propinas seriam distribuídas para viabilizar os pagamentos de faturas, permitir a renovação de contratos e garantir o atesto fraudulento de recebimento de refeições destinadas aos hospitais da rede pública.

O nome da operação faz alusão ao sobrenome do principal personagem do filme “O Poderoso Chefão”, o qual é coincidente com o nome da principal empresa investigada.

Matéria em atualização*

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here